Topo

Luxa, 87 e provocações. Por que Fla x Sport vale mais do que três pontos

Cria e torcedor do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo é o atual técnico do Sport - Clélio Tomaz/AGIF
Cria e torcedor do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo é o atual técnico do Sport Imagem: Clélio Tomaz/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/06/2017 04h00

A distância que separa o Rio de Janeiro do Recife não impediu que dois rubro-negros nutrissem uma rivalidade digna de clubes da mesma cidade.

Lá se vão 30 anos que Flamengo e Sport não se bicam mais. O desentendimento causado pelo Campeonato Brasileiro de 1987 segue vivo e ainda alimenta discussões entre torcedores. Este ano, o Supremo Tribunal Federal bateu o martelo: os pernambucanos foram os únicos campeões daquele ano, quando o Fla (campeão do Módulo Verde) se recusou a enfrentar o Leão (vencedor do Módulo Amarelo).

A decisão da mais alta corte do país foi festejada por um lado e "desprezada" pelo outro. Enquanto dirigentes do Sport alegavam que os ministros tinham apenas ratificado o que já estava definido pela CBF, os flamenguistas repetiam que o título em campo não pode ser apagado por ninguém.

Fato é que este mais novo capítulo reacendeu as diferenças que serão medidas nesta quarta-feira (7), às 21h45, na Ilha do Retiro. Com quatro pontos na tabela, os donos da casa precisam de uma vitória para se distanciar da degola. Já os visitantes também vão para o jogo com a necessidade de um triunfo: com três empates e uma vitória, os cariocas ainda não justificaram a fama de serem um dos favoritos ao caneco.

Luxa apimenta a disputa

Não bastassem os ingredientes extracampo que cercam este confronto, o duelo desta quarta vai ter um importante personagens em um dos bancos de reservas: torcedor declarado do Flamengo, o técnico Vanderlei Luxemburgo ainda tenta sua primeira vitória no Sport.

Com passagens como jogador e técnico na Gávea, Luxa ainda conta com uma motivação especial para ganhar. Em maio de 2015, o comandante foi dispensado do clube do coração após dez meses de trabalho. Um dia depois de sua saída, Vanderlei atirou na atual gestão:

"Que experiência eles têm em futebol? Eles ganham prêmio, saem no "New York Times", mas têm de ganhar prêmio no futebol, e o Flamengo é futebol".

Ciente de que a rivalidade é exacerbada e que qualquer palavra fora do lugar pode esquentar o clima, o técnico optou pelo silêncio. Na véspera do duelo, fechou o treino e não concedeu entrevista coletiva.

O Sport vai ter duas baixas importantes para esta noite. Convocados para as seleções do Brasil e do Chile, Diego Souza e Mena desfalcam o time. Já o Flamengo tem os peruanos Guerrero e Trauco à serviço do Peru.

SPORT  X FLAMENGO
Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Hora: 21h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)

SPORT
Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval e Patrick; Anselmo, Rithely e Everton Felipe; Thomás, Osvaldo e André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FLAMENGO
Muralha; Pará, Réver, Juan e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Everton, Leandro Damião e Éderson. Técnico : Zé Ricardo