Topo

Vitória faz 3 no Sport e impõe 1ª derrota de Luxemburgo na Ilha do Retiro

Vanderlei Luxemburgo observa o Sport contra o Vitória - Clélio Tomaz/AGIF - Clélio Tomaz/AGIF
Imagem: Clélio Tomaz/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

18/06/2017 20h54

Diego Souza voltou da seleção brasileira em alta após marcar dois gols na vitória sobre a Austrália. Em seu retorno ao Sport após três jogos como desfalque, ele deixou a sua marca na noite deste domingo (18), mas não foi o suficiente. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo jogou mal, falhou demais no setor defensivo e perdeu a invencibilidade na Ilha do Retiro neste Brasileirão: derrota por 3 a 1 para o Vitória.

Com o resultado, o Sport completa três jogos sem vencer na Série A, perde a primeira com Luxa em casa e termina esta oitava rodada na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com apenas oito pontos. Já o Vitória chega a três jogos sem derrotas e alcança os mesmos oito pontos na tabela – mas deixa a zona de descenso e assume o 16º lugar por conta do saldo.

O Vitória agora abre a nona rodada em duelo contra o Santos, no Barradão, às 19h30 da próxima quarta-feira (21). O Sport volta a campo no mesmo dia, mas às 21h45, quando visita o Atlético-MG no estádio Independência.

O melhor: Kanu

Kanu comemora gol do Vitória contra o Sport - Clélio Tomaz/AGIF - Clélio Tomaz/AGIF
Imagem: Clélio Tomaz/AGIF
Além de aparecer bem no setor defensivo, zagueiro do Vitória fez um gol e ainda participou do outro com assistência.

O pior: Samuel Xavier

Teve espaço para produzir pelo lado direito e foi uma das principais saídas do Sport para atacar o Vitória, mas abusou dos passes e cruzamentos errados.

Sport reclama em gol do Vitória, mas sem motivo

O Sport reclamou bastante com o assistente após o gol que abriu o placar na Ilha do Retiro. Mas sem razão. Após escanteio e bola ganha pelo alto, Kanu recebeu em posição legal dentro da área, dividiu com Magrão e deixou Uillian Correia – que estava atrás da linha da bola – livre para mandar para as redes.

Magrão faz milagres, mas Sport erra demais e leva 2

O Sport abusou nos passes errados e nas falhas defensivas e foi para o intervalo na Ilha do Retiro perdendo por 2 a 1. Jogando no erro dos anfitriões, o Vitória aproveitou dois escanteios para marcar duas vezes. Não fossem dois milagres de Magrão, o Sport poderia ter levado quatro gols ainda na etapa inicial.

Vitória também falha, e Diego Souza diminui

Diego Souza e Leandro Salino durante o jogo entre Sport e Vitória - Clélio Tomaz/AGIF - Clélio Tomaz/AGIF
Imagem: Clélio Tomaz/AGIF
A sorte do Sport é que o Vitória também falhou feio em um escanteio já nos acréscimos do primeiro tempo. Sozinho, Durval desviou de cabeça e Diego Souza mostrou oportunismo para aparecer sozinho na pequena área e se esticar todo para completar para as redes. Mesmo assim, o atacante da seleção não saiu para o intervalo satisfeito. “Faltou mais concentração. Tomamos dois gols de bobeira, como eles tomaram agora”, disse.

Sport não melhora com mudanças de Luxa e leva gol polêmico

As mudanças feitas por Luxemburgo no intervalo e ao longo do segundo tempo pouco surtiram efeito – Thomás, Leandro Pereira e Marquinhos foram a campo. O Sport seguiu sem pressionar o Vitória, que por sua vez levava mais perigo que os anfitriões com contra-ataques perigosos. E em um deles, o time baiano fechou a conta em lance bastante polêmico - Cleiton Xavier estava em posição de impedimento antes de servir André Lima.