Topo

Após um mês no banco, Borja tem teste para saber se pode ser o 9 de Cuca

Reserva há quase um mês, Borja deve ganhar nova chance sem Willian  - Ale Cabral/AGIF
Reserva há quase um mês, Borja deve ganhar nova chance sem Willian Imagem: Ale Cabral/AGIF

Danilo Lavieri e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/06/2017 04h00

Cuca chegou ao Palmeiras sob a premissa de 'dar todos os minutos possíveis' e tratar 'com carinho' Miguel Borja, principal investimento do clube para a temporada (R$ 35 milhões). A promessa foi quebrada rapidamente, mas o colombiano terá nova chance. Nesta quarta-feira, a partir das 21h (de Brasília), contra o Atlético-GO, o centroavante volta a ser titular após um mês sem sair jogando.

Com a suspensão de Willian pelo acúmulo de três cartões amarelos, Borja deve figurar novamente entre os titulares no compromisso deste meio de semana, válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

O camisa 9 retorna nesta quarta-feira após três semanas de ausência – o último jogo do qual participou ocorreu em 4 de junho, no empate sem gols contra o Atlético-MG, quando entrou no segundo tempo.

Como titular, a ausência do centroavante é ainda maior. A última partida na qual Borja iniciou foi diante do Atlético Tucumán-ARG, em 24 de maio, noite na qual não escondeu a insatisfação ao ser substituído por Cuca.

O treinador, há um mês, voltou a defender o colombiano, mas o retirou do time titular desde então. “Minha paciência vai longe com ele. A gente ainda vai encontrar a maneira certa para jogar, e ele [Borja] também vai se adaptar melhor ao futebol brasileiro para jogar melhor”, dissera Cuca após o jogo com os argentinos.

O afastamento, contrário ao que Cuca pregava no reinício de trajetória como técnico do Palmeiras, serviu para o centroavante alcançar o maior jejum de gols desde o desembarque na Academia de Futebol. São cinco confrontos sem marcar na temporada.

Borja não balança as redes rivais desde a primeira rodada do Brasileirão, em 14 de maio. Foram dois gols na goleada sobre o Vasco, justamente a estreia de Cuca; desde então, a queda de produção é evidente. No último domingo, contra o Bahia, o atacante sequer saiu do banco de reservas no triunfo por 4 a 2.

O duelo deste meio de semana surge como a grande chance para o colombiano reembalar. O Atlético-GO chega ao Allianz Parque como o penúltimo colocado, com apenas seis pontos, e a segunda pior defesa da competição, com 15 gols sofridos depois de oito partidas disputadas.

“Ele é um atleta acima do normal”

Prestes a ganhar nova oportunidade a fim de derrubar a desconfiança vivida na Academia de Futebol, Borja ganhou o apoio de um dos atletas mais importantes do elenco. O experiente Jean, em entrevista concedida na tarde da última terça-feira, saiu em defesa do camisa 9, descrito como alguém ‘muito acima da média’ para o futebol nacional.

“Ele é atleta acima do normal, mas a gente sabe que no futebol brasileiro não precisa ter uma ou outra característica. Aos poucos você está entendendo e a gente tem que dar o suporte. Os outros jogadores já conhecem, tem um certo tempo para o Brasil”, afirmou Jean.

“Ele vem de outra cultura, outro tipo de futebol e precisamos dar o suporte, porque a gente sabe como é difícil ir jogar em outro país. O principal é ajudar porque ele é diferenciado. Se pegar o jeito, essa intensidade de os 11 marcarem. Ele já está entendendo e aos poucos vai crescer”, acrescentou.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x ATLÉTICO-GO

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 21 de junho de 2017 (quarta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Fábio Pereira (TO)

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean (Mayke), Yerry Mina, Juninho (Edu Dracena) e Egídio; Luan (Jean), Tchê Tchê e Alejandro Guerra; Róger Guedes, Miguel Borja e Keno (Dudu).
Técnico: Cuca.

ATLÉTICO-GO: Felipe; André Castro, Roger Carvalho, Eduardo Bauermann e Bruno Pacheco; Marcão, Silva, Breno Lopes, Andrigo e Luiz Fernando; Everaldo.
Técnico: Doriva.