Topo

Atlético-MG busca sequência de vitórias para ainda brigar pelo Brasileirão

Atlético-MG e Botafogo se enfrentaram há menos de 15 dias, pela Copa do Brasil. Deu Galo, por 1 a 0 - Thomás Santos/AGIF
Atlético-MG e Botafogo se enfrentaram há menos de 15 dias, pela Copa do Brasil. Deu Galo, por 1 a 0 Imagem: Thomás Santos/AGIF

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

09/07/2017 04h00

Com apenas 11 rodadas disputadas, o líder Corinthians abriu sete pontos para o Grêmio, o segundo colocado. A diferença para o Atlético-MG é de 13 pontos. Mesmo assim, o clube mineiro ainda fala em disputar o título nacional. Para conseguir tirar a diferença e encostar nos líderes, é preciso encaixar uma sequência de vitórias. Neste domingo, às 19h, o Atlético enfrenta o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em busca do terceiro triunfo consecutivo na competição.

Nas rodadas 10 e 11, o Atlético venceu a Chapecoense e o Cruzeiro, respectivamente. Vencer o Botafogo, abre a possibilidade de o clube mineiro conseguir a tão desejada sequência de vitórias. Após o confronto com o time carioca, a tabela do Brasileirão projeta três jogos do Galo em Belo Horizonte em quatro rodadas, contra Santos, Bahia e Vasco. E o jogo fora de casa é contra o lanterna Atlético-GO.

“A gente tem que entrar com força máxima contra o Botafogo, para buscar os três pontos. Vencer fora de casa no Campeonato Brasileiro é muito importante. Sabemos que se conseguirmos um bom resultado no Rio de Janeiro, vamos ter a chance de conseguir uma sequência forte de vitórias, para nos colocar de novo na briga pelo campeonato”, disse o lateral direito Marcos Rocha, que após um mês fora de ação, está apto para jogar.

O início ruim de competição fez o Atlético ficar distante do líder Corinthians. O começo irregular, especialmente como mandante, chegou a colocar o time mineiro dentro da zona de rebaixamento, por duas rodadas. A reação começou diante do São Paulo, com vitória no Morumbi. São dez pontos conquistados nos últimos 12 disputados, que colocaram o Galo bem próximo do G6.

E o Atlético vai ter tempo para se dedicar ao Brasileirão. O jogo de volta pelas quartas da Copa do Brasil, contra o próprio Botafogo, está marcado apenas para o final do mês. Já a Libertadores, contra o Jorge Wilstermann, vai ser apenas no início de agosto. Por isso, o técnico Roger Machado vai escalar o que tem de melhor nas próximas rodadas.

“A gente pensa no número de jogos que tem da Copa do Brasil e da Libertadores, o caminho é muito mais próximo. Mas se a gente imaginar uma janela de seis jogos do Brasileiro, que a gente abriu mão para prestar atenção na Copa do Brasil, pode ser decisivo para não conquistar o Brasileiro, que o clube não conquista desde 1971 e para o clube e para o torcedor é importante também. A gente vai manuseando e percebendo a cada ciclo, a cada competição. Agora, neste momento, é foco total no Brasileirão”, disse Roger Machado, deixando claro que vai jogar quem estiver melhor fisicamente.

“Quero levar quem tiver de melhor à disposição. Isso envolve fatores decisivos. Se o que eu tiver melhor à disposição foi aquele que vá performar melhor, quero fazer. O Atlético montou um grupo com qualidade similar aos que estão jogando, para que possamos performar bem, independentemente de qualquer situação de ausência”.