Topo

Cássio vira especialista em pênaltis e tem sequência inédita no Corinthians

Cássio 2 - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Cássio salta para defender pênalti cobrado por Lucca: vitória por 2 a 0 do Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

09/07/2017 04h00

Cássio saiu de campo como herói mais uma vez na noite deste sábado, em Itaquera. O goleiro do Corinthians defendeu um pênalti de Lucca na vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta e reforçou a condição de especialista no fundamento em 2017.

A defesa no chute do atacante ponte-pretano fez Cássio chegar à marca de dez pênaltis defendidos com a camisa do Corinthians. Na temporada atual, já são quatro êxitos em penalidades máximas - além de Lucca, Luan, do Grêmio, Ortiz, do Inter, e Araruna, do São Paulo, pararam no arqueiro - esses dois últimos em decisões por pênaltis.

Em números absolutos, o desempenho atual é bem superior ao registrado nas temporadas anteriores. Cássio fez duas defesas em 2013 e repetiu o desempenho dois anos depois. O goleiro conseguiu evitar um gol do adversário em penalidade máxima em 2014 e outra vez em 2016.

Em entrevista ao UOL Esporte, Cássio admitiu que mudou o comportamento nas cobranças. Segundo ele, muitos jogadores demoram para definir o chute e, com isso, abre a possibilidade de uma espera maior do goleiro - foi dessa forma que o camisa 12 do Corinthians evitou o gol de Lucca.

"Já conversei com o Mauri sobre umas situações que a gente pode trabalhar. Hoje tem muito jogador que retarda a cobrança, parece até uma paradinha. É preciso trabalhar para esperar o máximo possível para pegar e tentar evoluir. Tem de tentar evoluir, melhorar e ajudar a equipe", explicou Cássio.

O arqueiro corintiano mostra um desempenho bem superior no tempo normal dos jogos. Cássio já sofreu 36 gols de pênalti no clube. Desses, 11 foram durante os 90 minutos e outros 25 em seis decisões por pênaltis.

Ele fez sete defesas no tempo normal (uma a cada 1,57 gol) e defendeu três chutes em decisões por penalidades máximas (uma defesa a cada 8,33 gols) - Cássio viu ainda cinco adversários chutarem na trave ou para fora.

Seis jogos sem levar gols no Brasileirão

A boa fase do goleiro tem ajudado o Corinthians a se consolidar como time de forte solidez defensiva. A equipe do técnico Fábio Carille alcançou a marca de seis jogos seguidos sem sofrer gols no Brasileirão e manteve o posto de melhor defesa do campeonato, com cinco gols levados.

O último gol contra o time alvinegro foi marcado pelo São Paulo, na vitória corintiana por 3 a 2 em Itaquera. De lá para cá, o Corinthians conseguiu sair ileso contra Cruzeiro, Coritiba, Bahia, Grêmio, Botafogo e Ponte Preta.

Diante do Grêmio, Cássio definiu a vitória corintiana por 1 a 0 depois de defender um pênalti cobrado por Luan, já aos 38 minutos do segundo tempo.

Na próxima rodada, o Corinthians enfrentará o Palmeiras no Allianz Parque. O time alvinegro soma 32 pontos no Brasileirão em 36 disputados e abriu nove sobre o vice-líder Flamengo - o Grêmio pode recuperar a segunda colocação diante do Avaí em casa (se vencer, somará 25 pontos).

Os pênaltis defendidos por Cássio no Corinthians

2013
Luis Fabiano (São Paulo)
Rogério Ceni (São Paulo)

2014
Eduardo da Silva (Flamengo)

2015
Rogério Ceni (São Paulo)
Alan Kardec (São Paulo)

2016
Cícero (Fluminense)

2017
Araruna (São Paulo)
Ortiz (Inter)
Luan (Grêmio)
Lucca (Ponte Preta)