Topo

Cruzeiro vence e deixa Palmeiras a 13 pontos do Corinthians antes do dérbi

Cuca Fernando Prass Cruzeiro Palmeiras - Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação - Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Fernando Prass e Cuca conversam: Palmeiras está a 13 pontos do líder Corinthians
Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/07/2017 17h55

Em uma prévia do confronto quartas de final da Copa do Brasil, agendado para o fim deste mês, o Cruzeiro levou a melhor sobre o Palmeiras, que se afastou ainda mais da briga pela primeira colocação do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, no Mineirão, o time comandado por Mano Menezes triunfou por 3 a 1 e se aproximou da briga pelas vagas à próxima Libertadores. Thiago Neves, Hudson e Élber anotaram para os mineiros, enquanto Willian descontou.

A derrota em Belo Horizonte interrompe a sequência de quatro jogos seguidos com vitórias na Série A e torna ainda mais difícil o desejo palmeirense de entrar forte na defesa do título. Foi o segundo resultado negativo consecutivo do atual campeão nacional na temporada - na quarta-feira passada, revés por 1 a 0 para o Barcelona-EQU, pelas oitavas da Copa Libertadores.

A equipe de Cuca permanece com 19 pontos, 13 atrás do arquirrival e líder Corinthians, justamente o próximo adversário e de quem o Palmeiras, quinto colocado, poderia tirar a diferença no confronto direto. O confronto diante do principal adversário ocorrerá na quarta-feira, a partir das 21h45 (de Brasília), no Allianz Parque.

Enquanto o Palmeiras se afasta do objetivo traçado, o Cruzeiro reage na temporada. Com o segundo triunfo nos últimos quatro compromissos pela Série A, o time de Mano Menezes chegou aos 17 pontos e assumiu a sexta colocação da competição.

Agora, para embalar a evolução no Brasileirão, o Cruzeiro tem pela frente o Atlético Paranaense. O jogo está marcado para a próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), na Arena da Baixada, devidamente liberada após sediar a fase final da Liga Mundial de Vôlei.

Quem foi bem: Alisson

O camisa 11 do Cruzeiro se mostrou como a principal arma ofensiva da equipe de Mano Menezes na partida. Com movimentação constante, quebrou a marcação palmeirense. Foi dele o grande passe para a infiltração de Thiago Neves no lance do primeiro gol.

Quem foi mal: Fernando Prass

O goleiro palmeirense virou alvo de críticas nas redes sociais pela saída no lance do primeiro gol cruzeirense. Prass caiu antes de Thiago Neves finalizar, e o camisa 30 do time mineiro finalizou por cima para abrir o placar. No gol de Hudson, acabou traído pelo desvio do volante adversário.

Thiago Neves, preciso

Thiago Neves Cruzeiro Palmeiras Mineirão - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Thiago Neves fez a diferença no momento em que o Palmeiras dominava
Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Um dos reforços mais badalados do Cruzeiro para a temporada, Thiago Neves se credencia a cada rodada como o principal nome do time no ano. O meia apareceu no pior momento da equipe no jogo e abusou da própria qualidade para abrir o marcador no Mineirão. São quatro gols nos últimos quatro jogos para o experiente atleta de 32 anos.

Cruzeiro letal

O chute de Henrique com menos de um minuto sugeriria um Cruzeiro ativo em campo neste domingo. O domínio, entretanto, veio depois de Thiago Neves superar Fernando Prass aos 32min da primeira etapa. O gol do camisa 30 celeste tranquilizou o tenso time de Mano Menezes, que era dominado pelo Palmeiras mesmo em casa. Mais leve, o clube de Belo Horizonte rodou a bola e achou espaços até então fechados no sistema de jogo palmeirense.

Reclamação verde

Cuca deixou o primeiro tempo irritado com a arbitragem de Pericles Bassols, que ignorou uma ação considerada infração pelo técnico sobre Róger Guedes, próximo à lateral da área. O camisa 23 caiu na área após contato de Murilo, e o treinador palmeirense se revoltou após a arbitragem mandar o jogo seguir.

Que azar

Em uma desta jogada de paciência, de procura por espaços, o Cruzeiro chegou ao segundo gol. A bola rodou até chegar aos pés de Lucas Romero. Com muito espaço, o argentino arriscou de longe e viu a bola desviar em Hudson. O leve toque do volante tirou Fernando Prass de ação e ampliou o marcador na capital mineira para Mano Menezes e companhia.

Palmeiras começa bem, mas sente gol

Willian Palmeiras Cruzeiro Mineirão - Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação - Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Palmeiras começou bem o jogo, com chance de Willian dentro da área de Fábio
Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

O comportamento do Palmeiras no Mineirão era maduro e eficaz, até sofrer o primeiro gol do Cruzeiro. A equipe de Cuca se mostrava à vontade como visitante e se mostrava perigosa, especialmente pelo lado direito com o trio Mayke, Tchê Tchê e Róger Guedes - dos pés do último saíram, por exemplo, duas chances de finalização. O melhor momento, todavia, terminou no ato do gol de Thiago Neves. O clube alviverde se acuou, enfrentou dificuldades de criação e viu o rival ditar o jogo.

Mano Menezes e os três volantes

Há uma semana, o técnico do Cruzeiro prometera ao torcedor: "no próximo jogo não vai tomar três gols". Para viabilizar a própria fala, o treinador se mostrou mais cauteloso ao encarar o atual campeão brasileiro. Foram três volantes escalados, ambos, contudo, com qualidades ofensivas com a bola nos pés (Hudson, Ariel Cabral e Henrique). Como consequência, o trio mais ofensivo aproveitou-se desta liberdade, especialmente Alisson.

Cuca recorre novamente a Tchê Tchê

O 2 a 0 desfavorável no primeiro tempo obrigou Cuca a apelar para um maior volume ofensivo na etapa final. Keno entrou na vaga do lateral direito Mayke, e Tchê Tchê novamente se deslocou para a lateral direita. Dudu saiu da ponta para participar ativamente da organização ofensiva no meio-campo. No papel, a presença no ataque cresceu, mas o Cruzeiro cauteloso dos três volantes segurou o ritmo alviverde.

Róger Guedes é a solução

Desde a primeira etapa, Róger Guedes se apresentou como a melhor opção de ataque para a equipe de Cuca. A velocidade do camisa 23 pelo lado direito fez a diferença, principalmente, para o Palmeiras voltar para o jogo. Aos 18min da etapa final, o atacante recebeu bom passe de Tchê Tchê e cruzou na medida para Willian diminuir.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 3 x 1 PALMEIRAS

Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 9 de julho de 2017 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Público: 19.090
Renda: R$ 387.378,00
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite (PE)
Cartões Amarelos: Ariel Cabral (Cruzeiro); Mayke, Willian, Dudu e Tchê Tchê (Palmeiras)

Gols:
CRUZEIRO: Thiago Neves, aos 32min do 1º tempo; Hudson, aos 42min do 1º tempo; e Élber, aos 47min do 2º tempo
PALMEIRAS: Willian, aos 18min do 2º tempo

CRUZEIRO: Fábio; Lucas Romero, Léo, Murilo Cerqueira e Diogo Barbosa; Hudson (Lucas Silva), Henrique e Ariel Cabral; Thiago Neves (Élber), Rafael Sobis (Sassá) e Alisson.
Técnico: Mano Menezes.

PALMEIRAS: Fernando Prass; Mayke (Keno), Yerry Mina, Luan e Egídio (Michel Bastos); Tchê Tchê, Bruno Henrique e Zé Roberto (Raphael Veiga); Róger Guedes, Willian e Dudu.
Técnico: Cuca.