Topo

"Confusão em São Januário talvez acontecesse até com torcida única", diz PM

Leo Burlá e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/07/2017 16h39

A barbárie iniciada após a derrota do Vasco por 1 a 0 sobre o Flamengo ainda repercute e os responsáveis são apontados de parte a parte.

De um lado, o Vasco afirma que a fiscalização é uma atribuição da Polícia Militar. De outro, a corporação informa que este serviço é parte do serviço da segurança privada, que pode contar com o auxílio de oficiais para tal. De todo modo, o major Hilmar Faulhaber se esquiva sobre o pedido de interdição de São Januário, que será efetuado pelo Ministério Público, e afirma que o campo vascaíno tem as autorizações necessárias para receber clássicos.

"Não posso falar sobre a interdição, foi uma questão comportamental da torcida. Há laudos que aprovam o estádio, o que posso afirmar é que está liberado. Isso talvez acontecesse até com a torcida única", disse o major.

Faulhaber diz não poder afirmar com precisão, mas crê que as bombas que foram lançadas no gramado foram "plantadas" por terceiros.

Muito antes de a polícia entrar no estádio, o local já está aberto para ação de pessoas do quadro móvel e também funcionários que atuarão no jogo, como ambulantes e funcionários de bares e outros serviços.

"Faz tempo que cobramos dos clubes que eles auxiliem na revista, e não é diferente em São Januário. Existe um quadro móvel muito grande lá e pode realmente ter acontecido isso, são umas 1000 pessoas trabalhando lá, entre ambulantes e outros funcionários. Alguma pessoa mal-intencionada pode ter entrado com essas bombas antes, mas é importante dizer que o Vasco se preocupou em ajudar", disse ele ao UOL Esporte.

O tumulto generalizado, que resultou em uma morte e em três torcedores baleados, poderá ter consequências graves para o Vasco, que terá de lidar com uma mais que provável denúncia do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (que poderá pedir perda de até 10 mandos de jogo) e até mesmo a interdição de São Januário, fato já confirmado por Rodrigo Terra, promotor do Ministério Público do Rio.

Ainda que o presidente Eurico Miranda afirme que a confusão tenha um viés político, o Vasco deverá sofrer sanções duríssimas apóso episódio, O cartola pediu desculpas, disse que não há justificativa para a violência, mas já admite internamente que a punição é um fato irreversível.