Topo

Procurador do STJD promete entregar denúncia contra o Vasco nesta segunda

Do UOL, em São Paulo

09/07/2017 15h51

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Felipe Bevilacqua, disse neste domingo (9) que deve entregar uma denúncia contra o Vasco já nesta segunda-feira (10).

Logo depois do fim do jogo contra o Flamengo no estádio de São Januário, que terminou em 1 a 0 para o time rubro-negro, no sábado (8), aconteceu uma grande confusão iniciada pela torcida vascaína. Algumas pessoas tentaram invadir o gramado, outros jogaram bombas em campo, houve depredação e ocorreram brigas na arquibancada.

Os jogadores dos dois times tiveram que ficar cercados pela polícia no meio do gramado e só foram para os vestiários após 20 minutos. A polícia usou gás de pimenta para tentar controlar a situação, mas a briga também foi para fora do estádio. Uma pessoa morreu.

"A denúncia deve ser protocolada até amanhã. Vamos oferecer uma denúncia com base na súmula. E vamos pegar todo o material que temos e pedir a penalidade", disse Bevilacqua em entrevista para o canal SporTV.

De acordo com a lei, a confusão poderá render pena de um até dez mandos de campo para o Vasco, que ainda tem 12 jogos para disputar em sua casa até o final do Campeonato Brasileiro. Além disso, o clube pode receber multa de até R$ 100 mil.

De acordo com o procurador, o STJD não pode levar em consideração a morte do torcedor, que aconteceu fora do estádio. Porém, isso pode influenciar na decisão final do processo.

"A justiça desportiva tem seus limites. É lógico que o contexto interfere na cabeça dos auditores, mas isso foge da justiça esportiva. É um problema de segurança pública", afirmou Bevilacqua.

Segundo o procurador, cinco auditores vão avaliar o caso. Além da súmula, reportagens jornalísticas e depoimentos de pessoas serão usados no processo.