Topo

Três em um. Como Arthur simboliza Grêmio dentro e fora de campo

Volante está no clube desde 2011, foi promovido e virou titular em seis meses - Jeferson Guareze/AGIF
Volante está no clube desde 2011, foi promovido e virou titular em seis meses Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/07/2017 04h00

Arthur, 20 anos, é um símbolo do Grêmio atual. Coadjuvante de destaque, ele engloba três aspectos que sintetizam a fase do clube. Fora de campo, a trajetória do volante exemplifica o novo trabalho do Tricolor com jovens. Dentro das quatro linhas, denota o futebol proposto por Renato Gaúcho na temporada. Além disso, o volante é o melhor passador do Campeonato Brasileiro de 2017 até a 11ª rodada.

Com 93,1% de acerto no fundamento, desbanca nomes como Gabriel, Rafael Carioca e Wendel, segundo o WhoScored.com, site especializado em estatísticas. A média de passes certos por partida é de 62,7.

No clube desde 2011, ele foi promovido ao elenco principal em janeiro. Seguindo uma nova linha de trabalho de Renato Gaúcho, que passou a dar mais espaço aos jovens e começou a usar atletas das categorias de base de forma progressiva. O fato é novo em relação aos outros trabalhos do treinador em Porto Alegre.

Na base, Arthur encantava pela técnica e leitura tática. Virou referência nos times inferiores, inclusive sendo cobrador de falta e camisa 10. Ao longo dos anos, passou a receber treinos específicos para avançar em fundamentos como passe curto, bola longa e visão periférica.

Ainda no período com Roger Machado, o volante foi colocado no time de transição para ficar próximo da comissão técnica principal. Em jogos-treino e atividades no CT, buscou referência no estilo de Maicon.

No profissional, ganhou trabalhos especiais para adquirir mais fôlego e força. Com o primeiro aspecto, pôde manter intensidade por maior período nas partidas. Já o segundo elevou o nível de força do corpo para suportar divididas e seguir em pé.

E em pé, ele se encaixou como uma luva no modelo de jogo aplicado em 2017. Com vocação ofensiva, o Grêmio encontrou em Arthur um exímio passador e pilar para atuar com organização ofensiva.

Arthur já disputou nove partidas do Brasileirão e não deu assistência para gol. O dado confirma o status de pilar em um jogo de posição e não de transição. Sem característica para ser mais agudo, o volante dá superioridade numérica e auxilia na progressão da equipe.

Em seis meses, Arthur foi de jovem promovido a titular. Inclusive barrando a volta de Maicon, capitão e um dos líderes do vestiário. A ascensão dele já fez o Grêmio comprar mais 10% dos direitos econômicos e planejar uma renovação contratual com aumento salarial.

GRÊMIO X AVAÍ
Data e hora
: 09/07/2017 (Domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares: Fábio Rubinho e Marcelo Grando (ambos de MT)
GRÊMIO: Léo; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios
Técnico: Renato Gaúcho
AVAÍ:  Douglas; Leandro Silva, Betão, Alemão e Capa; Luan, Judson e Pedro Castro; Juan, Romulo e Joel
Técnico: Claudinei Oliveira