Topo

Solução no meio, problemas atrás: Éverton muda Fla e Zé tem baixas na zaga

Leo Burlá e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/07/2017 04h00

Contatação mais badalada na temporada, o meia Éverton Ribeiro vem comandando a ascensão do Flamengo neste segundo semestre.

Em quatro partidas, o meia marcou um gol e já deu três assistências. Contra o Vasco, o camisa 7 fez bela jogada individual para deixar Everton em ótimas condições para marcar de cabeça e selar a vitória.

Com sua presença, o trabalho de Diego fica facilitado, já que o astro fica menos sobrecarregado na tarefa de criar jogadas e municiar os homens de frente. Com muita mobilidade e rapidez, Ribeiro tem dificultado a vida dos adversários, com muita troca de posição e capacidade de improviso.

Mas se a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco trouxe mais três pontos para o Rubro-negro na poupança do Campeonato Brasileiro, o clássico também significou um prejuízo para Zé Ricardo em uma semana importantíssima para o clube.

Antes de a bola rolar o zagueiro Réver foi vetado ainda no aquecimento. Com uma gastroenterite, o capitão deu lugar a Rafael Vaz. Com a bola rolando, Rhodolfo sentiu um incômodo no adutor esquerdo.

Fim dos problemas? Que nada. Substituto do recém-contratado, o jovem Léo Duarte saiu do gramado com uma entorse no tornozelo esquerdo, atingido em entrada de Luis Fabiano.

Para piorar, o zagueiro Juan já estava fora por problemas na coxa esquerda. Com tantas baixas, o volante Romulo terminou a partida contra o Cruz-maltino atuando na zaga.

"Eu nunca tinha vivido uma situação de ter de trocar três jogadores por contusão em um jogo, ainda mais na mesma posição, mas valeu a superação", disse Zé à "Globo".

Todos os jogadores serão reavaliados nesta segunda, quando o elenco se reapresenta no Ninho do Urubu. Se os problemas persistirem, Zé Ricardo terá de quebrar a cabeça para montar o seu miolo de zaga. Na quinta, o Fla recebe o Grêmio na Ilha do Urubu, em jogo que representa um confronto direto pelas primeiras colocações. Na outra rodada, o Flamengo visita o Cruzeiro no Mineirão.