Topo

Jogos em BH e visita ao lanterna. Atlético estabelece 12 pontos como meta

O Atlético-MG, de Marlone, conquistou 11 dos últimos 15 pontos que disputou - Thiago Ribeiro/AGIF
O Atlético-MG, de Marlone, conquistou 11 dos últimos 15 pontos que disputou Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

12/07/2017 11h00

O começo ruim de Campeonato Brasileiro fez o Atlético-MG ficar distante dos líderes da competição e até mesmo passar duas rodadas dentro da zona de rebaixamento. Só que o time agora soma cinco jogos sem derrotas, com 11 pontos conquistados em 15 possíveis, e se aproximou da zona de classificação à Copa Libertadores. 

Agora, entrar de vez neste grupo e se aproximar dos líderes são os dois principais objetivos do Atlético neste momento do Brasileirão. Tanto que a comissão técnica e os jogadores traçaram uma meta ousada para as próximas quatro rodadas: conquistar 100% dos pontos que disputar. Vão ser três partidas em Belo Horizonte, a começar pelo duelo desta quarta-feira, contra o Santos, às 19h30, no Independência. Vasco e Bahia completam a sequência de jogos do Atlético no Horto, mas antes tem o confronto com o Atlético-GO, o lanterna do Brasileirão, em Goiânia.

“A gente vai tentar conseguir o maior número possível de pontos, são três jogos em casa e uma partida contra ao Atlético-GO. São 12 pontos para arrancar e chegar na parte de cima da tabela. Sabemos da importância em conquistar esses pontos, mas também das dificuldades. Mas estamos preparados para buscar essa meta”, comentou o zagueiro Gabriel.

Além de buscar 100% de aproveitamento nas próximas rodadas, o Atlético também vai torcer contra o líder Corinthians. Atualmente a distância para o primeiro colocado é de 15 pontos. Diferença que pode cair caso o Galo realmente atinja a meta de curto prazo estabelecida e conte com tropeços do time corintiano.

“Está na hora de entrar no G6, é o nosso objetivo. O título brasileiro ficou mais difícil, pois o Corinthians abriu muitos pontos na nossa frente. Mas vamos lutar, nosso objetivo é lutar até quando for possível. Mas não podemos esquecer que temos os mata-matas, pela Copa do Brasil e Libertadores”, completou o volante Rafael Carioca.

Além do Brasileirão, o Atlético segue na disputa de outras duas competições. Na Copa do Brasil, o time mineiro está nas quartas de final e venceu o Botafogo no primeiro jogo, em Belo Horizonte, por 1 a 0. A partida de volta está marcada para o dia 26 de julho, no Estádio Nilton Santos, às 19h30. O Galo só fica fora da semifinal se for derrotado por dois gols de diferença ou perder por 1 a 0 e não vencer a disputa de pênaltis.

Já na Libertadores a situação está invertida. Pelas oitavas de final o Atlético perdeu para o Jorge Wilstermann, por 1 a 0, no Bolívia, no Estádio Felix Capriles, em Cochabamba. Para avançar no torneio continental o time alvinegro precisa vencer por dois gols de diferença ou por 1 a 0 e ganhar a disputa de pênaltis. Qualquer outro resultado classifica a equipe boliviana. O jogo está marcado para 9 de agosto, no Independência, às 21h45.