Topo

Thiago Neves atinge média e pode sonhar com meta de gols no Cruzeiro

Cena já está ficando frequente: Thiago Neves marcou cinco vezes nos últimos seis jogos - Vinnícius Silva/Raw Image/Estadão Conteúdo
Cena já está ficando frequente: Thiago Neves marcou cinco vezes nos últimos seis jogos Imagem: Vinnícius Silva/Raw Image/Estadão Conteúdo

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

12/07/2017 04h00

Presente de aniversário e principal contratação do Cruzeiro para a temporada de 2017, Thiago Neves chegou ao clube com uma meta individual. Logo em sua primeira entrevista como jogador celeste, o meia prometeu marcar pelo menos 20 gols e distribuir entre 15 e 20 assistências na temporada. Hoje, com quase cinco meses depois, o jogador é um dos pilares no time do Cruzeiro e tem mostrado que está em dia com a promessa. Faltando pelo menos mais 26 partidas pela frente, o camisa 30 poderá terminar o ano com uma média ainda superior que a estipulada.

Em 28 jogos pelo Cruzeiro até aqui, Thiago Neves já percorreu metade do caminho: marcou por 11 vezes (é o vice-artilheiro do time em jogos oficiais) e distribuiu sete assistências. Outros três passes também terminaram no fundo das redes, mas não são contabilizados porque foram gols contra marcados pelo adversário. Se mantiver a média de 0,39 gol por jogo e 0,25 assistência por partida, o jogador tem chances reais de bater sua meta. Até o fim da temporada, o Cruzeiro vai entrar em campo por pelo menos mais 26 vezes, sendo 24 ocasiões pelo Brasileirão, uma pela Copa do Brasil, contra o Palmeiras, e outra pela Primeira Liga, diante do Grêmio.

Além dos gols, as boas apresentações são outros motivos para Thiago Neves acreditar que pode fazer ainda mais pelo Cruzeiro. Vaiado pela primeira vez há pouco mais de 30 dias, o jogador não se abateu e mostrou o potencial para dar a volta por cima. Nos últimos cinco jogos que o Cruzeiro marcou, pelo menos um deles saiu de Thiago.

Para se ter uma ideia, há três temporadas o Cruzeiro não termina um ano com um goleador marcando mais de 20 gols. A última vez aconteceu em 2014, quando Goulart e Moreno balançaram as redes com 24 vezes. No ano passado, Arrascaeta foi o principal matador, mas anotou somente 14 tentos, marca que já está próxima de ser alcançada pelo companheiro.

Nesta quarta-feira, diante do Atlético-PR, Thiago estará novamente em campo pelo Cruzeiro. Além dos gols e boas jogadas, o fato de jogar em sua cidade natal aumenta a expectativa por mais uma boa apresentação, assim como fez ainda jovem, quando revelado pelo Paraná, ou em passagens mais recentes defendendo o Fluminense e Flamengo, quando também colecionou boas exibições contra o Furacão.

ATLÉTICO-PR X CRUZEIRO

Motivo: 13ª rodada, Brasileirão 2017
Data/Hora: 12/07/2017, às 21h45
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC/CBF)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC/CBF) e Neuza Ines Back (SC/FIFA)

Atlético-PR: Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Matheus Rossetto, Nikão, Lucho Gonzáles e Douglas Coutinho; Éderson. Técnico: Kelly.

Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Lucas Romero, Henrique e Lucas Silva; Thiago Neves, Alisson e Rafael Sobis. Técnico: Mano Menezes.