Topo

Palmeiras toma sustos, mas bate Vitória com show de Dudu e alivia pressão

Dudu faz o quarto para o Palmeiras e o seu segundo

Gols UOL Esporte

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

16/07/2017 12h53

O Palmeiras sofreu um pouco, saiu atrás no placar e passou alguns sustos durante os 90 minutos, mas conseguiu transformar toda a pressão em três pontos diante do Vitória: 4 a 2. Dudu, o melhor em campo, fez dois e ainda foi decisivo em outro, anotado por Mayke. Roger Guedes, de pênalti, Uillian Correa, de fora da área, e David completaram o placar.

O triunfo na manhã deste domingo, com mais de 36 mil pessoas no Allianz Parque, serve para diminuir a pressão em cima da equipe, que já vinha de três derrotas consecutivas, sendo a última delas diante do arquirrival Corinthians. Na véspera da partida, a organizada foi ao CT para cobrar mais vontade de seus atletas e melhor posicionamento da diretoria. O jogo ainda marcou o retorno de Felipe Melo, que foi mal no primeiro gol do Vitória, mas foi importante na organização da equipe.

Apesar do placar, a equipe paulista mostrou que ainda tem muito a corrigir, especialmente por insistir muito na bola aérea e de dar diversas oportunidades para o adversário. Se tivesse melhor pontaria e não parasse na trave, o Vitória deixaria São Paulo ao menos com um ponto.

Os três pontos fazem o Palmeiras chegar aos 22 pontos, 14 atrás do líder Corinthians, que empatou no último sábado. O próximo compromisso está marcado para quarta-feira, no Rio de Janeiro, contra o Flamengo. Já o Vitória estaciona nos 12 e fica em situação ainda pior dentro da zona de rebaixamento, na penúltima colocação. Os baianos recebem o Grêmio às 19h30 de quarta-feira pela próxima rodada.

Dudu beija a camisa do Palmeiras após marcar dois gols - Léo Pinheiro/Código 19/Estadão Conteúdo - Léo Pinheiro/Código 19/Estadão Conteúdo
Dudu beija a camisa do Palmeiras após marcar dois gols
Imagem: Léo Pinheiro/Código 19/Estadão Conteúdo

Os melhores em campo: Dudu e torcida

O atacante deu carrinho, correu, ajudou na marcação, deu bronca nos colegas que não ajudavam na marcação. E fez o que a torcida esperava: gols e participação nos outros tentos. A boa partida do camisa 7 coroou o excelente público que compareceu ao Allianz Parque, mesmo após três derrotas seguidas e o revés no clássico. Foram mais de 36 mil pessoas para uma renda de quase R$ 3 milhões.

Felipe Melo volta e coordena time

O Palmeiras teve o retorno de Felipe Melo para a equipe titular. O volante errou o passe que deu o gol para Vitória, mas mostrou importância como liderança para o elenco. Ele passou o jogo inteiro orientando seus companheiros, cobria Mina quando o zagueiro subia para o ataque e ainda foi o incentivador de uma roda no intervalo. Antes de descer para o vestiário, todos os jogadores se uniram no círculo central e foram aplaudidos pelo estádio.

Palmeiras começa na pressão

Os donos da casa aproveitaram o estádio com mais de 35 mil pessoas para tentar empurrar o Vitória para dentro de sua própria área. Logo no primeiro minuto, Guerra recebeu bola pela direita, já dentro da grande área, e chutou na rede pelo lado de fora. Felipe Melo acertou um passe de letra e levou a arena à loucura, mas pouco depois...

Felipe Melo erra passe, e Vitória faz o gol

Logo depois de levar o estádio à loucura com a boa jogada de efeito, Felipe Melo errou passe no meio-campo e deu a bola nos pés de Uillian Correa. Ele tabelou com Neilton e acertou um belíssimo chute de fora da área, que ainda bateu na trave antes de entrar. Sem chances de defesa para Fernando Prass.

Time fica nervoso e abusa das bolas aéreas. E dos erros

A torcida sentiu o gol na hora, reclamou e passou o nervosismo para campo. Assim como contra o Corinthians, a equipe passou a depender única e exclusivamente de bolas alçadas na área. Foi desse jeito que a equipe começou a buscar o empate, mas não adiantou. Pelo contrário, em outros dois contra-ataques, o Vitória ainda levou perigo. Em um deles, até marcou o gol, mas não comemorou porque teve o impedimento marcado.

Fernando Miguel evita gol de falta de Egidio

Gols UOL Esporte

Pênalti dá o empate e abre caminho para a virada

Depois de muito insistir na bola aérea, o Palmeiras conseguiu o empate em um pênalti duvidoso. Mina tentou subir na bola e logo em seguida caiu na área. O juiz Bruno Arleu marcou o pênalti. Roger Guedes chamou a responsabilidade, pediu para bater e converteu o empate. Foi a senha para a torcida palmeirense começar a cantar pela virada. E deu certo. Aos 45 minutos, Guerra aproveitou bobeira da zaga para entrar na área com a bola após rebote. Ela sobrou para Dudu, que chutou para consolidar a virada.

Vitória vai para cima do Palmeiras

Com os 2 a 1 contra, o Vitória precisou sair de trás para atacar o Palmeiras. Logo aos 10 minutos, Gallo tirou o meio-campista Yago para colocar o atacante David. Logo aos 13 minutos, Patric invadiu a área pela direita e foi tocado por Egídio, sem que fosse suficiente para cair. O juiz mandou seguir. Em seguida, Neílton ficou cara a cara com Prass após cruzamento de André Lima e desperdiçou a chance. Aos 20, foi a vez de a bola parar na trave em cabeceio de Wallace.

Mayke alivia torcida do Palmeiras

O palmeirense já começava a ficar nervoso com as diversas chances perdidas pelo Vitória. A sensação era a de que os adversários iriam empatar a qualquer momento. Em um contra-ataque, no entanto, Mayke deu a paz que o time precisava. Depois de belíssima arrancada de Dudu pela direita, vencendo dois adversários, a bola foi lançada para dentro da área e sobrou para Willian. O atacante dominou, escolheu o canto e acertou a trave. No rebote, Mayke encheu a bomba e garantiu a vitória aos 25 minutos do 2º tempo.

Dudu faz mais um, mas Vitória desconta

O Palmeiras já caminhava tranquilo após abrir o 3 a 1 e ficou ainda mais tranquilo com mais um gol de Dudu. Após boa jogada pela direita de Michel Bastos, que acabara de entrar, o camisa 7 completou para vencer Fernando Miguel e transformar o triunfo em uma goleada. David descontou aos 39 minutos do 2º tempo após o cruzamento na área.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 4 X 2 VITÓRIA

Data: 16 de Julho de 2017
Horário: 11h00 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Público: 36.263 presentes
Renda: 2.712.846,15
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ-CBF)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ-CBF) e Eduardo de Souza Couto (RJ-CBF)
Cartões amarelos: Edu Dracena (PAL); Cleiton Xavier, Wallace, Geferson (VIT)
Gols: Uillian, aos 9 minutos do 1º tempo; Roger Guedes, aos 36 minutos do 1º tempo; Dudu, aos 45 minutos do 1º tempo; Mayke, aos 25 minutos do 2º tempo; Dudu, aos 31 minutos do 2º tempo; David, aos 39 minutos do 2º tempo

Palmeiras: Prass; Mayke, Dracena, Mina e Egídio; Felipe Melo (Zé Roberto), Tchê Tchê e Guerra (Michel Bastos); Dudu (Borja), Guedes e Willian
Técnico: Cuca

Vitória: Fernando Miguel, Patric (Salino), Wallace, Alan Costa e Geferson; Uillian Correia, Yago (David), René Cleiton Xavier; Neílton (Jhemerson) e André Lima
Técnico: Alexandre Gallo