Topo

Guerrero está revoltado com arbitragens, mas é jogador mais faltoso do BR

Paolo Guerrero lamenta mais uma jogada no empate entre Flamengo e Palmeiras - DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Paolo Guerrero lamenta mais uma jogada no empate entre Flamengo e Palmeiras Imagem: DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Leo Burlá e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/07/2017 04h00

Guerrero deixou o gramado da Ilha do Urubu, na última quarta-feira (19), revoltado com a arbitragem. Não foi a primeira vez, tampouco será a última. Durante o empate por 2 a 2 com o Palmeiras, o atacante do Flamengo foi caçado pela dupla Mina e Luan e fez questão de exibir as marcas que arranhões e beliscões do zagueiro colombiano deixaram no corpo. Depois do apito final, ele cobrou providências do Rubro-negro, que entregará os vídeos à CBF. Só que, no meio de tudo isso, uma estatística incômoda pesa contra o peruano.

De acordo com os números do Footstats, Guerrero é o jogador mais faltoso do Campeonato Brasileiro. Foram 38 infrações nos dez jogos que disputou. O atacante fez mais faltas, por exemplo, do que os volantes Andrei Girotto (Chapecoense) e Igor (Atlético-GO) - dois nomes colocados entre os principais na estatística -, além de mais do que o dobro de Everton (18) e Márcio Araújo (17), 2º e 3º colocados, respectivamente, no time rubro-negro.

Guerrero não é um jogador violento, mas a disputa com os zagueiros costuma ser intensa, o que ocasiona por vezes faltas em jogadas aéreas e trancos nos adversários. A briga por espaço causa uma espécie de reciprocidade não tão bem-vinda, já que o atacante comete mais infrações do que sofre.

Guerrero - Divulgação - Divulgação
As marcas no corpo de Paolo Guerrero após o duelo entre Flamengo e Palmeiras no Rio
Imagem: Divulgação
É fato que nem todo contato envolvendo o camisa 9 é marcado pela arbitragem - o empate com o Palmeiras por 2 a 2 foi um exemplo. O peruano é visado por zagueiros e também pelos árbitros, principalmente por conta das constantes reclamações nas disputas de bola. Independentemente disso, ele nem sequer está entre os cinco jogadores que mais sofrem faltas no Brasileirão.

No Flamengo, Guerrero é apenas o segundo na estatística e já foi parado 30 vezes com infrações - Diego é o líder, com 45. O time Rubro-negro também não está entre as cinco maiores vítimas ou na lista dos mais faltosos.

A relação do atacante com juízes e zagueiros é delicada, tanto que ele já recebeu três cartões amarelos e cumpriu uma suspensão no Brasileiro. Se não há um indício de entendimento com a arbitragem, Guerrero ao menos tem outros números para comemorar.

Com 18 gols em 30 partidas em 2017, o peruano já alcançou a melhor temporada da carreira no que diz respeito ao desempenho individual. A busca por marcas expressivas e títulos continua. Se controlar as emoções, o artilheiro tem ainda mais chances de gravar o nome na história do Flamengo.