Topo

Estreia de Hernanes e Lucas Fernandes podem mudar função de Cueva no SP

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

25/07/2017 04h00

Cueva pode deixar a responsabilidade de ser o único armador no São Paulo. Na sequência do Campeonato Brasileiro, Dorival Júnior estuda a possibilidade de utilizar o recém-contratado Hernanes como meia. Além do experiente reforço, de 32 anos, o treinador cogita usar Lucas Fernandes no setor. Desta maneira, o camisa 10 teria liberdade para ser deslocado e atuar mais à frente no ataque.

"O Hernanes já vinha desenvolvendo essa função mais ofensiva na Lazio e veio em crescente, talvez assim ele possa ter abdicado de funções mais defensivas no meio-campo. Podemos trabalhar assim com dois meias, com um ou outro, mas primeiro vamos esperar tê-lo em campo, vamos deixar ele trabalhar para analisar", disse o treinador, após o empate por 1 a 1 com o Grêmio, no Morumbi.

Revelado nas categorias de base do São Paulo, Hernanes teve destaque ao atuar mais como volante em sua primeira passagem pelo clube, até 2010. No entanto, o próprio jogador se colocou à disposição para auxiliar na criação.

"Mudei um pouco o meu estilo de jogo de lá para cá. Com o passar dos anos, fui jogando cada vez mais adiantado. Foi assim na Lazio e na Inter de Milão. Na Juventus atuei mais recuado, mas o meu lugar é perto da área (risos). O torcedor pode esperar um jogador pronto para ajudar os companheiros com jogadas ofensivas e finalizações. Essas são as minhas características", disse o jogador.

Na partida desta segunda-feira (24), no Morumbi, Dorival Júnior viu Lucas Fernandes como uma boa opção no meio de campo. O jogador, que entrou no segundo tempo no lugar do argentino Jonatan Gómez, fez o gol de empate e recebeu elogios do treinador. "Mesmo machucado, ele ficou em campo, fez o gol, correu", afirmou Dorival, que já havia ressaltado o potencial do meia, de 19 anos, em outras oportunidades.

Hernanes será apresentado oficialmente para a imprensa nesta terça-feira, no CT da Barra Funda. O jogador já fez exames médicos e físicos e disse estar apto para atuar. No entanto, ainda não é certa a sua estreia na partida deste sábado, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. O clube ainda contratou Aderllan e Marcos Guilherme, que também não têm definidas as datas para entrar em campo.

"Ainda não tenho os resultados dos testes feitos nesta segunda-feira com Hernanes. Com os outros dois [Aderllan e Marcos Guilherme], é muito cedo. Eu ainda preciso de mais tempo, eles estão em uma espécie de outra pré-temporada", explicou Dorival.