Topo

Com brilho de reforços, São Paulo reage e melhora ponto fraco na campanha

Hernanes - Luciano Belford/Estadão Conteúdo - Luciano Belford/Estadão Conteúdo
Hernanes brilhou na sua reestreia com a camisa do São Paulo
Imagem: Luciano Belford/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

30/07/2017 04h00

Apenas um ponto conquistado em 24 disputados fora da casa. Foi com essa campanha que o São Paulo foi ao Engenhão enfrentar o Botafogo neste sábado. Em um jogo heroico, o time tricolor conseguiu uma virada em sete minutos, reagiu e melhorou o maior ponto fraco da equipe na disputa do Campeonato Brasileiro.

O jogo histórico no Rio de Janeiro ainda traz outro ponto favorável ao time. A vitória por 4 a 3 fora de casa, que tirou a equipe da zona de rebaixamento pelo menos até segunda-feira, teve dois personagens importantes: Hernanes e Marcos Guilherme, que estreavam na equipe de Dorival Júnior.

Capitão, o meia brilhou o marcar o gol de empate ao seu estilo: um chute colocado no canto da entrada da área, O atacante de 21 anos, por sua vez, foi às redes em duas oportunidades depois de entrar em campo na etapa final do confronto.

São Paulo - Wilton Júnior/Estadão Conteúdo - Wilton Júnior/Estadão Conteúdo
Marcos Guilherme fez dois gols no Rio
Imagem: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo

A boa atuação da dupla recém-contratada pelo São Paulo fez Dorival Júnior mostrar otimismo e até fazer em meio a uma campanha de recuperação. Para o treinador, um jogador como Hernanes, que voltou ao clube após sete anos, pode ajudar a equipe a crescer.

"Ele fez com que todos os jogadores crescessem também. O Hernanes fez uma partida de alto nível. Me surpreendeu a maneira como ele se comportou na primeira partida. Espero que seja apenas o início e que tenha uma sequência promissora por tudo aquilo que ele representa. Que a equipe comece a crescer em torno de um grande jogador", disse Dorival.

Marcos Guilherme, que fez um gol de cabeça e outro após um chute cruzado na entrada da área, também ganhou elogios do técnico. "É um garoto que já olhava há algum tempo. Espero que ele cresça na carreira porque ele está buscando isso pela capacidade que possui e pelo momento que vivia até então", frisou o comandante são-paulino.

Reação longe do Morumbi

Antes da vitória épica sobre o Botafogo, o São Paulo só havia arrancado um empate diante do Sport, na Ilha do Retiro, em partida válida pela sétima rodada. Com sete derrotas fora de casa, o time tinha campanha similar ao do Atlético-GO como visitante - aproveitamento ínfimo de 4%.

Em contrapartida, no Morumbi, o São Paulo é dono de uma campanha regular: são 15 pontos conquistados em 24 disputados, com desempenho de 62,5%, o mesmo obtido pelo Flamengo, quarto colocado no Brasileirão.

Neste sábado, o time são-paulino contou com o apoio de muitos torcedores no Engenhão, assim como aconteceu no empate por 1 a 1 com o Grêmio no Morumbi na última segunda-feira. A postura dos torcedores, inclusive, também recebeu elogios de Dorival.

"Uma torcida que leva 50 mil no Morumbi numa segunda-feira está abraçando a equipe e botando a cara. Essa demostração foi fundamental. Passou confiança aos jogadores. Espero que continue assim. Será fundamental novamente para sair dessa condição que incomoda a todos", afirmou.

O São Paulo voltará ao Morumbi na próxima quinta-feira para enfrentar o Coritiba. A partida válida pela 18ª rodada, a penúltima do primeiro turno, terá início às 19h30 (de Brasília).