Topo

Flamengo empata com golaço, mas Corinthians é campeão do primeiro turno

Arena Corinthians - Diego Salgado/UOL Esporte - Diego Salgado/UOL Esporte
Imagem: Diego Salgado/UOL Esporte

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

30/07/2017 17h56

A receita corintiana de vitórias marcadas pela solidez defensiva não virou realidade neste domingo (30), em Itaquera. Em jogo eletrizante, o Corinthians empatou por 1 a 1 com o Flamengo depois de abrir o placar com Jô no primeiro tempo e ver Rever marcar de voleio na etapa final. Com isso e um empate do Grêmio por 1 a 1 com o Santos em Porto Alegre, os comandados de Fabio Carille conquistaram antecipadamente o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

O time corintiano teve um gol mal anulado - também com Jô - pela arbitragem no começo da partida. Já o Flamengo quase virou depois de o zagueiro Pedro Henrique acertar o travessão nos minutos finais.

Com o empate em casa, o Corinthians soma 41 pontos na liderança do Campeonato Brasileiro, 12 a mais que o Flamengo, o quinto colocado na tabela. A vantagem para o Grêmio, que ocupa a segunda posição, é de oito pontos.

O Corinthians voltará a campo na próxima quarta-feira, no Mineirão, às 21h (de Brasília). O adversário será o Atlético-MG. No mesmo dia, o Flamengo enfrenta o Santos no Pacaembu - o confronto terá início às 21h45.

O melhor: Jô

O centroavante corintiano mostrou mais uma vez que vive uma fase fantástica em 2017. Primeiro, Jô marcou aos 12 minutos, mas a arbitragem anulou o gol legal. Nove minutos depois, Jô mostrou velocidade e poder de finalização para abrir o placar para o Corinthians.

O pior: Pará

O lateral direito do Flamengo bobeou no lance do gol marcado por Jô ao deixar o corintiano dominar e ir à frente. No ataque, Pará parou na marcação de Clayson.

Guerrero sofre em Itaquera

Guerrero - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

De volta à Arena Corinthians, o atacante peruano sofreu com a pressão da torcida alvinegra. Em todos os lances, o camisa 9 era muito vaiado. Em campo, mais dificuldades no embate direto com o zagueiro Balbuena, que conseguiu levar a melhor na maioria das jogadas.

Peruano assusta o Corinthians


Aos cinco minutos, entretanto, o atacante rubro-negro quase conseguiu balançar a rede e vencer Cássio. Com espaço pelo meio, Guerrero avançou com a bola dominada e arriscou de longe. A boa passou rente à trave direita.

Jô faz gol legal, mas arbitragem anula


O Corinthians conseguiu ir às redes aos 12 minutos de jogo, após uma jogada entre Rodriguinho e Maycon. Na área, o volante cruzou rasteiro e deixou Jô livre para marcar. O auxiliar, porém, viu impedimento, mesmo com o atacante bem atrás na linha da bola.

Até Corinthians cobra o árbitro


Via Twitter, o clube alvinegro se manifestou tão logo o gol foi anulado. Numa foto, o Corinthians ironizou a marcação ao desenhar uma linha amarela na imagem, mostrando Jô em condição de impedimento.

Camisa 7 marca logo em seguida

Jô - Ale Cabral/AGIF - Ale Cabral/AGIF
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Jô não se abateu com o gol anulado, embora tenha reclamado bastante com o árbitro. Pouco depois, o atacante recebeu um lançamento de Balbuena, que havia antecipado Guerrero, ganhou de Pará e bateu cruzado já na área. A bola passou perto das mãos de Diego Alves e morreu no fundo da rede.

Torcida não perdoa Diego Alves

Diego Alves - Ale Cabral/AGIF - Ale Cabral/AGIF
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Nas redes sociais, o goleiro rubro-negro, que fez sua estreia pelo clube, foi muito criticado pelos torcedores - muitos acharam que Diego Alves falhou no lance. O arqueiro era o assunto mais comentado do mundo no Twitter durante o primeiro tempo. Na etapa final, o goleiro do Flamengo evitou um gol de Jô em um lance muito parecido.

Marquinhos Gabriel sente dores

Marquinhos - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

O meio-campista, que substituía Jadson no Corinthians, deixou o gramado antes mesmo do intervalo da partida. Dessa forma, o técnico Fábio Carille lançou Giovanni Augusto no jogo - o camisa 17 atuou pelo mesmo lado do titular.

Cássio salva o Corinthians. Mais uma vez

O goleiro alvinegro fez a diferença outra vez. Sem trabalho no primeiro tempo, Cássio evitou um gol de cabeça de Juan após cobrança de escanteio aos 12 minutos da etapa final. Bem posicionado, o camisa 12 fez uma defesa à queima-roupa. Aos 25, porém, o arqueiro não conseguiu evitar o gol em voleio de Rever.

Flamengo sai para o jogo e empata

Rever - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Com duas alterações promovidas pelo técnico Zé Ricardo, o Flamengo conseguiu sufocar o Corinthians na etapa final. A pressão surtiu efeito depois de um escanteio cobrado e uma bola que sobrou para o zagueiro Rever, que completou de voleio para o gol.

Diego erra; zagueiro quase faz contra

Logo depois de empatar o jogo, o Flamengo teve uma oportunidade claríssima de virar o placar. Após troca de passes na entrada da área, Diego recebeu cara a cara com Cássio, mas isolou ao chutar por cima da meta. Na reta final do jogo, Pedro Henrique quase fez contra ao tentar cortar um cruzamento - a bola bateu no travessão.

Ederson é lembrado

O meia rubro-negro, que passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor no testículo, recebeu uma mensagem de apoio no momento em que os times estavam perfilados no gramado. Os jogadores do Flamengo mostraram uma faixa com a frase "Força, Ederson".

Mosaico e muita festa

Antes de a bola rolar, a torcida corintiana deu um show à parte. Com mais de 40 mil espectadores em Itaquera, um mosaico foi mostrado no setor Leste. Nele, havia a expressão "bando de loucos".

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 x 1 FLAMENGO

Data: 30 de julho de 2017, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (17ª rodada)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Público: 44.682 pagantes (45.110 total)
Renda: R$ 2.823.378,80
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Pablo Almeida da Costa (ambos de MG)
Cartões amarelos: Diego (Flamengo)

Gols: Jô, aos 21 minutos do primeiro tempo; Rever, aos 25 minutos do segundo tempo.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Balbuena e Guilherme Arana; Gabriel (Camacho) e Maycon; Marquinhos Gabriel (Giovanni Augusto), Rodriguinho e Clayson (Pedrinho); Jô. Técnico: Fábio Carille

FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Réver, Juan e Trauco (Berrío); Márcio Araújo, Cuéllar (Willian Arão) e Diego; Éverton Ribeiro, Guerrero e Everton. Técnico: Zé Ricardo