Topo

Fla sofre contra times do topo e só duas vitórias salvam meta do turno

O técnico Zé Ricardo sofre para fazer o Flamengo somar bons resultados no Brasileirão - Rivaldo Gomes/Folhapress
O técnico Zé Ricardo sofre para fazer o Flamengo somar bons resultados no Brasileirão Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/08/2017 04h00

O Flamengo está distante do ideal no Campeonato Brasileiro em relação ao investimento realizado para a temporada. Do desempenho da equipe até os resultados, o Rubro-negro luta para se encontrar e ainda disputar o título com o líder Corinthians. A diferença continua em 12 pontos (41 a 29), apesar das recentes oportunidades para que fosse diminuída.

O fato é que o Flamengo falhou contra os times que ocupam atualmente o G-6 do Brasileirão. Não venceu nenhuma partida. Empatou com Corinthians e Palmeiras, perdeu para Grêmio e Sport. Pontos que ficaram pelo caminho e que já fazem falta na tabela, até mesmo para cumprir a meta estipulada pelo técnico Zé Ricardo.

Réver comemora gol de empate do Flamengo contra o Corinthians - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Réver comemora o gol de empate com o Corinthians: busca por resultados no Fla
Imagem: Daniel Vorley/AGIF
Em 2016, o Rubro-negro somou 34 pontos e terminou as primeiras 19 rodadas na 3ª posição. Hoje, está em 5º lugar, com 29 pontos. Para o comandante Rubro-negro, superar a marca do ano passado é o mínimo para quem ainda deseja brigar por coisas grandes.

Para isso, no entanto, a equipe da Gávea precisa vencer os dois jogos que faltam. Um deles, contra o Santos - mais um time do topo, 3º colocado, 31 pontos -, quarta-feira (2), às 21h45 (de Brasília), no Pacaembu. No fim de semana, o encerramento do turno será contra o Vitória, que briga contra o rebaixamento, domingo (6), às 11h (de Brasília), na Ilha do Urubu.

Pelo retrospecto, a missão está longe de ser simples. Mas vencer as duas partidas é feito considerado possível nos bastidores, o que faria o Flamengo alcançar os 35 pontos e superar por pouco a campanha do ano passado. Não é o ideal, os próprios profissionais rubro-negros admitem internamente, porém, é o mínimo que se pode tentar no momento.

“É fundamental se manter bem no Campeonato Brasileiro. O Flamengo não prioriza nenhuma competição. Queremos buscar o título nas quatro oportunidades que temos. É lógico que o aproveitamento do Corinthians exige uma performance cada vez melhor”, afirmou o técnico Zé Ricardo, seguido pelo capitão Réver,

“Muitos acham que o Flamengo está devendo desde a pré-temporada. Tivemos o primeiro semestre acima disso e se possível terminaremos o ano com mais um título, ainda assim devendo para muitos. Temos mais um jogo difícil contra um concorrente direto e sabemos bem a qualidade deles. Espero que tenhamos uma noite feliz, com vitória”, encerrou.