Topo

Atlético-MG muda de estádio, enche o Mineirão, mas segue mal como mandante

Enrico Bruno e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

02/08/2017 23h06

Com apenas duas vitórias em nove rodadas como mandante, o Atlético-MG resolveu deixar o Independência de lado por algum tempo e levou o duelo com o Corinthians para o Mineirão. A mudança fez bem apenas no quesito público, mas não melhorou o aproveitamento da equipe nos jogos em Belo Horizonte.

O resultado de 2 a 0 para o Corinthians foi a sexta derrota do Atlético como mandante nesta edição do Brasileirão. Desde a temporada 2011, quando jogava em Sete Lagoas, em função das reformas dos estádios da capital, que o time alvinegro não perdia tantas vezes como mandante. Naquele ano o Galo brigou contra o rebaixamento.

Agora, em dez jogos disputados em Belo Horizonte, o Atlético conquistou apenas oito dos 30 pontos possíveis. Aproveitamento de apenas 26% dos pontos, que faz do Galo uma das duas piores campanhas como mandante na competição, ao lado do Vitória. Cada clube conquistou oito pontos, mas a equipe baiana tem saldo do gols pior do que o Atlético atuando dentro de casa, -6 contra -5 do Galo.

Números bem diferentes do que quando atua como visitante. Fora de casa o Galo conquistou 15 dos 24 pontos que disputou e tem a terceira melhor campanha, atrás apenas do líder Corinthians e vice-líder Grêmio, que somaram 23 e 17 pontos, respectivamente.

Se a mudança de estádio não gerou o resultado em campo que a torcida, jogadores, comissão técnica e diretoria esperavam, pelo menos foi sucesso de público. Contra o Corinthians, o Atlético registrou seu maior público pagante na temporada. Foram 45.259 presentes, superando a marca de Atlético 4 x 1 América-MG, pelo Campeonato Mineiro. Na ocasião, também no Mineirão, o público pagante foi de 29.458 torcedores.

Pelo Brasileiro, o próximo jogo do Galo como mandante vai ser contra o Flamengo, dia 13. A partida válida pela 30ª rodada também está marcada para o Mineirão. Antes, porém, o Galo tem o jogo de volta pelas oitavas de final da Copa Libertadores, contra o Jorge Wilstermann. Por enquanto o jogo segue marcado para o Independência, mas ainda pode ser alterado de local.