Topo

Em crise, Flamengo só venceu uma vez rival do top 10 do Brasileirão

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/08/2017 04h00

O mau momento do Flamengo na temporada é marcado por resultados preocupantes e números que deixam a torcida desconfiada em relação ao Campeonato Brasileiro. Em crise, o Rubro-negro está 15 pontos atrás do líder Corinthians e soma apenas uma vitória entre os times que ocupam as dez primeiras posições.

O triunfo foi sobre o Vasco - 1 a 0, no dia 8 de julho. No restante, empates com Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo e Atlético-PR. As derrotas foram para Grêmio, Santos e Sport. Na maioria dos jogos grandes, o Flamengo falhou na temporada.

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro, que se encerra neste final de semana, comprovou isso. A equipe da Gávea desperdiçou pontos em sequência. As vitórias sobre Palmeiras e Corinthians escaparam nos pés de Diego, o principal nome da equipe. Contra o Santos, a defesa teve mais uma atuação ruim e permitiu a virada em poucos minutos.

Os pontos colocariam o Rubro-negro em outra situação e bem menos pressionado do que no estágio atual. Tirando as finais do Campeonato Carioca, quando bateu o Fluminense e conquistou o título invicto, o Flamengo comprovadamente não tem somado bons resultados nos principais jogos.

A expectativa é a de encerrar o turno de forma positiva e tentar modificar o panorama nas últimas 19 rodadas. Hoje, a briga pelo título brasileiro está distante. Há, no entanto, a convicção na Gávea de que uma evolução nas partidas maiores poderá contribuir em diversos aspectos, como colocar o Flamengo de volta no páreo e dar moral para brigar pelo título de outras competições.

Apesar do momento ruim e de toda a pressão da torcida, o Flamengo tenta blindar os jogadores em busca da volta por cima. Sabe-se que a tarefa é complicada, mas perfeitamente possível - na avaliação dos dirigentes - para um dos principais elencos do futebol brasileiro.