Topo

Santos repete problema de 2016 e continua jogando mal fora de casa

THIAGO PEDRO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: THIAGO PEDRO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

07/08/2017 04h00

O empate por 0 a 0 com o Avaí, vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, mostrou um problema antigo do Santos: o mau desempenho em jogos fora de casa. Assim como em 2016, isso tem atrapalhado o time na busca pelo título.

Levando em consideração apenas os resultados em casa, o Santos ficaria em segundo lugar na tabela. O Peixe tem uma campanha quase tão boa quanto a do líder Corinthians: são 22 pontos contra 24 do rival. Foram sete vitórias, um empate e duas derrotas até agora.

Porém, levando em consideração apenas os resultados fora de casa, o Santos ficaria em sétimo lugar, com 13 pontos conquistados, atrás até de times que fazem campanhas irregulares no geral, como Atlético-MG e Atlético-PR. Foram três vitórias, quatro empates e duas derrotas.

Frequentemente os jogadores do Santos se contentam com empates fora de casa. Foi o que aconteceu no jogo contra o Avaí. O atacante Kayke e o goleiro Vanderlei falaram que, dentro das circunstâncias, o resultado não foi ruim.

Mas o passado mostra para o Santos que esse problema pode ser fatal. Em 2016, o time também foi mal fora de casa e por isso deixou escapar o título do Campeonato Brasileiro. Ao todo o Peixe conquistou 24 pontos longe da Vila Belmiro. O campeão, Palmeiras, somou 34. Se tivesse repetido a campanha do Verdão fora de casa, o Santos teria superado o rival na pontuação: seriam 81 pontos contra 80.

Atualmente a distância do Santos para o líder Corinthians é de 12 pontos. Se quiser alcançá-lo, o Peixe precisa começar a vencer fora de casa. A próxima partida do time no Brasileirão será na Vila Belmiro, contra o Fluminense. Mas nas rodadas seguintes o Peixe enfrentará o Coritiba, no Paraná, e o Cruzeiro, em Belo Horizonte, e terá a chance de mudar esse ponto negativo na campanha.