Topo

Contra o Palmeiras, Atlético-MG tenta algo raro: derrotar Cuca no Horto

Cuca sempre demonstrou muita fé durante os jogos do Atlético-MG no Independência - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Cuca sempre demonstrou muita fé durante os jogos do Atlético-MG no Independência Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

08/09/2017 04h00

"Caiu no Horto, tá morto!" Uma mística que o Atlético-MG carregou por algum tempo no Independência. Foram 38 partidas de invencibilidade no estádio, entre a estreia, em maio de 2012, e o primeiro revés, para o Atlético-PR, em agosto de 2013. O técnico alvinegro nesse período volta ao Horto neste sábado. Cuca foi um dos responsáveis por montar uma equipe praticamente imbatível dentro de casa.

Entre 2012 e 2013, o Galo foi derrotado apenas uma vez como mandante. Aliás, essa é a única derrota do treinador no reconstruído Independência, que se tornou a casa do clube alvinegro há mais de cinco anos. Neste sábado, às 16h, o Atlético recebe o Palmeiras, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vencer é fundamental para a equipe mineira seguir próxima ou até mesmo entrar no G-6, a zona de classificação à Copa Libertadores. Se depender do histórico, não vai ser nada fácil, já que em 64 partidas no Independência Cuca foi derrotado apenas uma vez.

São 63 jogos no Horto no comando do Galo, com 48 triunfos, 14 empates e uma derrota, aproveitamento de 83,5% dos pontos disputados. Foi também com o Palmeiras a única vez que Cuca esteve no Horto sem ter o apoio da torcida. Mas o clima não era ruim. Campeão da América com o Atlético, o treinador foi referenciado pelos atleticanos e teve o nome gritado antes de a bola rolar. O jogo terminou empatado, válido pela 35ª rodada do Brasileirão do ano passado.

O resultado tirou o Atlético definitivamente da briga pelo título e deixou o Palmeiras, de Cuca, muito próximo da conquista. Aquele empate foi a partida de número 64 do treinador no Independência, que viu seu aproveitamento no estádio cair para 82,8%.

"A gente conhece bem o Cuca, o que ele gosta de fazer, as jogadas que ele tem. O Palmeiras é uma excelente equipe, de excelentes jogadores, assim como nós. Não conseguimos os objetivos principais, mas ambos estão brigando na parte de cima. Temos que nos preparar melhor para o que eles vão apresentar e não sofrer no jogo. Temos de estar preparados para as dificuldades da partida", comentou o zagueiro Leonardo Silva, um dos remanescentes da época de Cuca.

Além do capitão atleticano, seguem na Cidade do Galo desde 2013 os goleiros Giovanni e Victor, os laterais Marcos Rocha e Carlos César, o volante Lucas Cândido e o meia-atacante Luan.

Cuca iniciou tabu nos confrontos Atlético x Palmeiras

Neto Berola comemora ao marcar para o Atlético-MG na partida contra o Palmeiras (30/10/11) - Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG - Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG
Neto Berola marcou o primeiro gol da série de 12 jogos sem derrota do Atlético para o Palmeiras
Imagem: Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG

O retrospecto recente do Atlético-MG contra o Palmeiras é bastante animador. Desde o primeiro turno do Brasileirão de 2011 que o time mineiro não é derrotado pela equipe alviverde. Desde então foram 12 partidas, com nove triunfos do Galo e três empates, são 19 gol marcados e apenas seis sofridos. E foi com Cuca no comando técnico que o Atlético venceu a primeira partida desta série.

Em 30 de outubro de 2011, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Atlético recebeu o Palmeiras pela 32ª rodada. Pressionado pela zona de rebaixamento, apenas um ponto acima dos últimos colocados, o Galo precisava vencer para ganhar mais tranquilidade. E conseguiu, por 2 a 1, com gols de Neto Berola e Fillipe Soutto. Luan descontou para o Palmeiras.

Dos 12 jogos do tabu atleticano, Cuca participou de seis. Três para cada lado. Com o Galo são três triunfos, além de 2011, os dois confrontos pelo Brasileirão do ano seguinte. Com o Palmeiras são dois empates e uma derrota.

"Estatística não entra em campo. Mas é importante para que a gente mantenha o padrão, pensar o que fizemos para não perder para eles em casa. Temos que trabalhar bastante em campo para manter essa estatística", completou o capitão Leonardo Silva.