Topo

Fábio faz a diferença, Cruzeiro vence a Chape e segue no G-6 do Brasileiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

10/09/2017 20h54

.O Cruzeiro venceu a Chapecoense, na noite deste domingo (10), por 2 a 1, pela 23ª rodada do Brasileirão. Rafinha e Raniel marcaram para o visitante no duelo ocorrido na Arena Condá, em Chapecó. Túlio de Melo descontou.

Com o resultado, a Raposa garante a permanência na sexta colocação da competição, com 34 pontos. A Chape permanece na zona de rebaixamento. O time catarinense é o 18º, com 25.

O melhor: Fábio faz defesas espetaculares e brilha na Arena Condá

O momento é de Fábio na Toca da Raposa II. Depois de uma atuação exuberante na partida de ida da final da Copa do Brasil, o goleiro sobrou em campo na Arena Condá e fez defesas impressionantes. O goleiro impediu no mínimo duas cabeçadas de Túlio de Melo e um chute de longa distância de Wellington Paulista.

O pior: Douglas Grolli falha na defesa e dá brechas para ataque do Cruzeiro

Emprestado pelo Cruzeiro à Chapecoense, o zagueiro foi o pior em campo no revés para o detentor de seus direitos. Envolvido nos dois gols do Cruzeiro, o defensor errou ao marcar Rafinha no primeiro tento e Raniel no segundo assinalado pelos mineiros.

Titular nos últimos dois jogos, Rafinha vira "artilheiro" do Cruzeiro

Rafinha participou do 14º jogo do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro e marcou seu segundo gol no torneio, ao encobrir Jandrei. O primeiro tento do meia-atacante foi anotado no empate em 2 a 2 com o Santos, na rodada passada. O curioso é que o atleta de 34 anos está longe de ser titular absoluto da equipe de Mano Menezes, mas foi responsável por dois dos últimos três gols do time no torneio.

Com mais posse, Chapecoense usa bola aérea para atacar

Os comandados de Vinícius Eutrópio valorizaram a posse de bola no jogo ocorrido na noite deste domingo na Arena Condá. A equipe, porém, precisou abusar da bola aérea para chegar à área adversária. Apodi e Roberto fizeram bons cruzamentos para deixar Túlio de Melo em condições de marcar. O centroavante, contudo, sempre finalizou para fora.

Cruzeiro aposta em troca de passes e velocidade do ataque

A troca de passes dos homens de frente, sobretudo entre Giorgian De Arrascaeta, Robinho e Raniel, aliada à velocidade de Rafinha, fez com que o Cruzeiro apostasse em contragolpes para chegar à área da Chapecoense. O primeiro gol saiu em um lance de contra-ataque. Raniel acionou Rafinha para marcar. Arrascaeta perdeu em um lance envolvente dos homens de frente.

Raniel dá assistência e marca o 3º gol nos últimos 5 jogos pelo Cruzeiro

Mano Menezes ganhou uma boa dor de cabeça para armar o ataque do Cruzeiro. Raniel está cada vez mais consolidado no sistema ofensivo do time. Neste domingo, ele deu assistência para Rafinha balançar a rede e marcou um gol em rebote de Jandrei. É o terceiro gol do atleta nas últimas cinco partidas que disputou pelo Cruzeiro. Ele passa a brigar por posição com Sassá.

Túlio de Melo vence Fábio pela insistência

Túlio de Melo precisou arriscar três finalizações na direção do gol de Fábio para balançar a rede. O centroavante cabeceou três bolas na grande área e, em duas delas, o goleiro do Cruzeiro fez defesas espetaculares. Mas, nos minutos finais do confronto, o centroavante deixou a sua marca após cobrança de falta.

Envolvido na Copa do Brasil, Cruzeiro cumpre meta de ficar no G-6

O Cruzeiro tem um objetivo na atual temporada: classificar-se para a Copa Libertadores da América. A Copa do Brasil é o maior sonho do clube, mas há a possibilidade de alcançar a vaga também pelo Brasileiro. E para isso, o time precisa terminar o ano entre os seis primeiros colocados. A princípio, os comandados de Mano Menezes obtêm êxito na missão passada pela diretoria.

Cruzeiro vai à loucura e pede vermelho para Douglas Grolli por tesoura em Alisson

A atuação de Leandro Bizzio Marinho (SP) não gerou muitas reclamações por parte dos times. Contudo, houve um lance que culminou em muito questionamento por parte do banco do Cruzeiro. Nos minutos finais do confronto, Douglas Grolli aplicou tesoura em Alisson e recebeu cartão amarelo. O elenco da Raposa foi à loucura e pediu a expulsão do defensor.

Ficha técnica
Chapecoense x Cruzeiro

Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 10 de setembro de 2017 (domingo)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Daniel Luis Marques (SP)

Cartão amarelo: Canteros, Douglas Grolli (Chapecoense); Murilo (Cruzeiro)

Gols: Rafinha - 45'/1ºT (0-1); Raniel - 18'/2ºT (0-2); Túlio de Melo - 38'/2ºT (1-2)

Chapecoense
Jandrei; Apodi, Douglas Grolli, Fabrício Bruno e Roberto (Diego Renan - 39'/2ºT); Moisés Ribeiro, Canteros, Seijas (Julio Cesar - 15'/2ºT) e Arthur (Penilla - 15'/2ºT); Wellington Paulista e Túlio de Melo. Técnico: Vinícius Eutrópio.

Cruzeiro
Fábio; Ezequiel, Murilo, Léo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Silva, Rafinha, Robinho (Alisson - 24'/2ºT) e Arrascaeta (Thiago Neves - 20'/2ºT); Raniel (Sassá - 29'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.