Topo

CBF define escala ainda sem bater martelo sobre árbitro de vídeo

Do UOL, em São Paulo

20/09/2017 12h36

A CBF realizou o sorteio de árbitros para a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta quarta (20) com a expectativa sobre o uso de árbitro de vídeo, que deve começar a ser utilizado ainda no atual torneio. No entanto, três dos nomes sorteados para apitar partidas em campo são justamente os árbitros que passaram por treinamento e estão aptos a atuarem como árbitro de vídeo. 

A polêmica do uso do árbitro de vídeo aumento ainda mais após o gol de braço de Jô na partida do Corinthians contra o Vasco no último domingo (17). A CBF iria antecipar o uso do recurso após o episódio. No sorteio desta quarta a CBF não fez menções ao recurso de vídeo. 

Em seu quadro, quatro árbitros estão aptos a atuarem na cabine de vídeo: Pericles Bassols, Anderson Daronco, Wilton Pereira Sampaio e Sandro Meira Ricci. Apenas Bassols não foi sorteado para apitar em campo na rodada do final de semana. 

O UOL Esporte mostrou na última terça (19) que era improvável a utilização já no final de semana por conta de sérias complicações técnicas da CBF, que pode adiar o sistema para o Campeonato Brasileiro. Desde o ano passado, a CBF vinha adiando a implementação do vídeo por economia. Após o gol de mão de Jô diante do Vasco, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, mandou acelerar para instalar o monitoramento por TV na próxima rodada. Só que a CBF não tinha feito todos os passos do processo para o sistema estar maduro.

Confira a lista dos árbitros escalados para os jogos da Série A: 

Flamengo x Avaí: Claudio Francisco
São Paulo x Corinthians: Wagner Magalhães
Coritiba x Botafogo: Bráulio Machado
Atlético-GO x Cruzeiro: Heber Lopes
Chapecoense x Ponte Preta: Jean-Pierre
Atlético-MG x Vitória: Wilton Sampaio
Bahia x Grêmio: Luis Flávio
Santos x Atlético-PR: Ricardo Marques
Fluminense x Palmeiras: Anderson Daronco
Sport x Vasco: Sandro Meira Ricci