Topo

Fla faz testes decisivos em última parada antes de final da Copa do Brasil

Rueda conversa com a base do time que enfrenta o Avaí antes da esperada decisão - Gilvan de Souza/ Flamengo
Rueda conversa com a base do time que enfrenta o Avaí antes da esperada decisão Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/09/2017 04h00

Torcida, jogadores e dirigentes do Flamengo só pensam na decisão da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, dia 27, no Mineirão. Um jogo pelo Campeonato Brasileiro, no entanto, separa o Rubro-negro do compromisso mais importante do ano. Aproveitar o duelo contra o Avaí da melhor forma possível, neste sábado (23), às 19h (de Brasília), se tornou o objetivo principal. A partida na Ilha do Urubu é válida pela 25ª rodada, mas passou a ser importante por dois pontos fundamentais.

O primeiro deles é dar ritmo de jogo ao goleiro Alex Muralha. Questionado pela torcida e em má fase há algum tempo, o arqueiro será o titular na finalíssima contra o Cruzeiro. Sem Diego Alves, que chegou após o fim das inscrições, e Thiago, que sofreu uma fratura no punho, caberá ao camisa 38 dar a volta por cima e tentar levar o Rubro-negro ao tetracampeonato.

Colocá-lo em campo é mais do que apenas jogar. É importante que Muralha sinta o apoio das arquibancadas, algo que ocorreu no jogo contra o Sport. Mesmo descrente no jogador, a torcida se uniu no objetivo de passar tranquilidade e tentar alcançar a vaga na Copa Libertadores de 2018 de forma antecipada.

“No primeiro momento, o Muralha ficou chateado. Tudo caiu em cima dele, mas se recuperou e está com o ânimo bem melhor”, afirmou o meia Everton Ribeiro.

Outro ponto importante está no setor ofensivo. Everton se recupera de estiramento na panturrilha e dificilmente terá condições de participar da decisão da Copa do Brasil. Como alguns jogadores não estão inscritos, as opções do técnico Reinaldo Rueda são escassas.

O meia Gabriel, o atacante Lucas Paquetá ou a entrada de outro volante - até Mancuello será analisado - são possibilidades estudadas. Já houve alguns testes no último compromisso pelo Brasileirão e outros estão nos planos para os 90 minutos diante dos catarinenses.

“Estamos evoluindo taticamente e como grupo. É melhor contar com o maior número possível de jogadores experientes. Vamos aguardar para saber se ele [Everton] jogará. Creio que temos um elenco para suprir a lacuna de qualquer atleta”, encerrou o camisa 7.

É claro que o jogo desta noite é importante para manter o Flamengo no bloco de cima da competição por pontos corridos. Nada, porém, movimenta mais jogadores e torcida do que a decisão dos próximos dias. De certa forma, a última parada antes do Cruzeiro traz alívio. A torcida é para que as soluções sejam encontradas.

FLAMENGO X AVAÍ

Data/hora: 23/09/2017, às 19h (de Brasília)
Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima E Silva (SE)
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Fábio Pereira (TO)

Flamengo
Alex Muralha; Rodinei, Rafael Vaz, Rhodolfo e Renê; Márcio Araújo, Mancuello e Everton Ribeiro; Geuvânio (Vinicius Júnior), Gabriel e Lucas Paquetá
Técnico: Reinaldo Rueda

Avaí
Douglas; Leandro Silva, Alemão, Betão e Capa; Judson, Simião e Pedro Castro; Juan, Junior Dutra e Joel
Técnico: Claudinei Oliveira