Topo

Cruzeiro visa grupo de elite e deixa de lado o "virtual campeão brasileiro"

Cruzeiro admite título distante, mas trabalhará passo a passo para subir na tabela - Marcello Zambrana/AGIF
Cruzeiro admite título distante, mas trabalhará passo a passo para subir na tabela Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

01/10/2017 04h00

O título da Copa do Brasil recém-conquistado e a garantia de que estará na próxima Copa Libertadores não são motivos para relaxamento do Cruzeiro neste Brasileirão. Ciente da distância para o Corinthians, uma hipotética reação que levaria o time mineiro à taça é assunto praticamente descartado na Toca da Raposa. Contudo, atletas e técnico possuem sim um objetivo muito claro daqui pra frente: jogar com força total e tentar buscar o lugar mais alto na tabela, mesmo cientes de que o primeiro lugar já ficará em outras mãos. Para que isso aconteça, a nova tarefa do time começará já neste domingo, justamente contra o líder do campeonato, às 16h, no Mineirão.

“Já estamos trabalhando e jogando as partidas pensando em fazer parte do grupo da elite. Temos a possibilidade de entrar entre os quatro, é bom pensar em etapas para depois pensar no terceiro colocado, no segundo... Mas o Corinthians já está lá na frente, é o virtual campeão brasileiro, deixa ele lá”, admitiu o técnico Mano Menezes.

Atualmente, a distância para o Corinthians é de 14 pontos, o que significa que o Cruzeiro demoraria pelo menos cinco rodadas para ultrapassar o líder e ainda contar com tropeços dos outros três clubes a sua frente. Já em relação ao Palmeiras, quarto colocado, a distância é de apenas três pontos, o que o torna o primeiro alvo celeste neste momento.

“Nós estamos preocupados com nossa situação. Estamos em quinto, nos aproximamos bastante do quarto, do terceiro e até do segundo. É a nossa turma, é a turma que temos de ultrapassar agora. Todos os jogos serão importantes para isso”, acrescentou Mano, que não irá poupar jogadores neste domingo, com a exceção de Raniel e Robinho, que estão vetados pelo departamento médico.

Para o volante Henrique, a imprevisibilidade do campeonato ainda o impede de confirmar o Corinthians como virtual campeão. Porém, o capitão não quer deixar o campeonato de lado e traça a meta de chegar ao lugar mais alto possível no final do ano.

“Sabemos que o futebol tem todas as suas surpresas. A dificuldade é grande para alcançá-los, mas o futebol já provou que surpreende muito. Nós já construímos nosso título, a Copa do Brasil. Eles estão na frente na disputa, então vamos trabalhar para estar sempre brigando lá em cima”, disse o volante Henrique.

CRUZEIRO x CORINTHIANS

Motivo: 26ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 01/10/2017, às 16h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques - PR (FIFA)
Assistentes: Bruno Boschilia - PR (FIFA) e Victor Hugo Imazu dos Santos - PR (CBF)

CRUZEIRO: Fábio, Ezequiel, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson (Lucas Romero), Thiago Neves, Alisson (Arrascaeta), Rafinha; Rafael Sóbis. Técnico: Mano Menezes.

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Romero; Kazim. Técnico: Fábio Carille.