Topo

Sócio de jogador do Atlético-MG, Pratto estreia pelo SP no Independência

Lucas Pratto é o estrangeiro que mais gols marcou na história do Atlético-MG - Bruno Cantini/Atlético MG
Lucas Pratto é o estrangeiro que mais gols marcou na história do Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Atlético MG

José Eduardo Martins e Victor Martins

Do UOL, em São Paulo e Belo Horizonte

11/10/2017 12h00

Lucas Pratto vai viver uma emoção diferente. Depois de fazer história com a camisa do Atlético-MG, o atacante argentino vai defender pela primeira vez o São Paulo na Arena Independência. Em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, às 21h45, o camisa 9 está confirmado no ataque tricolor e terá a oportunidade de reencontrar amigos e até um sócio, o zagueiro Léo Silva.

Os dois são responsáveis por uma academia que leva o nome do atacante argentino em Belo Horizonte. Em sua passagem pela capital mineira, Pratto não conquistou a amizade apenas do defensor. Ele ainda mantém boa relação com os antigos colegas - Fred, por exemplo, foi um dos que fizeram propaganda da academia.

No São Paulo, a adaptação de Pratto também foi bem rápida. O camisa 9, inclusive, virou um dos líderes do elenco tricolor. Logo, ele passou a ser visto como um dos ídolos da torcida e referência na equipe.

Profissional e acostumado com o São Paulo, ele encara com naturalidade a chance de enfrentar o Atlético-MG em Belo Horizonte. No jogo, ele tenta acabar com um jejum de dez confrontos sem balançar as redes.  

"Todos sabem do carinho que tenho pelo Atlético-MG e pela cidade. O Atlético-MG mudou de técnico e buscou resultado fora de casa. Recuperaram um jogador importante que fez dois gols, um dos melhores do Brasil. Na Arena Independência, o time se sente muito bem, mas também sei que é o pior ano do Atlético-MG como mandante das últimas cinco ou seis temporadas. Temos de aproveitar isso, é um dos times que mais perdeu em casa", disse Pratto.

Despedida foi no vestiário e com choro

Leonardo Silva e Lucas Pratto foram os autores dos gols do Atlético-MG contra a Caldense - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Leonardo Silva foi um dos grandes amigos que Pratto fez no Atlético-MG. Eles até viraram sócios
Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Lucas Pratto retorna ao Independência praticamente oito meses desde a última vez em que este no estádio. Com 42 gols marcados pelo Atlético, ele é o jogador estrangeiro que mais vezes marcou pelo clube. Só no Horto foram 17 vezes. Agora adversário do Galo, a última vez de Pratto no estádio foi para se despedir.

No dia 9 de fevereiro o Atlético venceu o Joinville, por 2 a 0, pela Copa da Primeira Liga. O jogo que marcou a estreia do volante Elias foi também o dia da despedida do argentino. Relacionado para o confronto, Pratto se concentrou e seguiu para o Independência com a delegação atleticana. Já no vestiário, o jogador foi comunicado pelo presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, que a negociação com o São Paulo estava sacramentada.

Antes de ir falar com a imprensa, Pratto fez um discurso de despedida. Assim que terminou de falar, os aplausos dos companheiros fizeram o argentino chorar. Oito meses depois da emocionante despedida, Pratto está de volta o Independência, mas desta vez no vestiário do visitante.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X SÃO PAULO

Data: 11 de outubro de 2017
Horário: 21h45 (Horário de Brasília)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes (ambos de SC)

ATLÉTICO-MG: Victor, Marcos Rocha, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Roger Bernardo, Valdívia e Cazares; Robinho e Fred.
Técnico: Oswaldo de Oliveira.

SÃO PAULO: Sidão; Militão, Rodrigo Caio (Aderllan), Bruno Alves e Júnior Tavares; Petros, Gomez, Hernanes, Marcos Guilherme e Lucas Fernandes; Lucas Pratto.
Técnico: Dorival Júnior.