Topo

Felipe Melo e nova meta: Palmeiras pega Bahia para manter 2017 "vivo"

Cuca anunciou a volta de Felipe Melo e propôs uma nova meta para o elenco - Jales Valquer/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Cuca anunciou a volta de Felipe Melo e propôs uma nova meta para o elenco Imagem: Jales Valquer/Fotoarena/Estadão Conteúdo

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/10/2017 04h00

A real ousadia do Palmeiras será colocada em jogo na noite desta quinta-feira, no Estádio do Pacaembu, diante do Bahia, em confronto válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fora a volta aos jogos de Felipe Melo, que se autointitula "ousado", o time de Cuca encara a nova meta para ainda brigar pelas primeiras posições da tabela: vencer todos os compromissos até o fim da temporada.

A meta ousada foi proposta pelo técnico Cuca depois da derrota no clássico contra o Santos. A vitória diante o Bahia tem caráter de obrigação para o atual campeão nacional cumprir o início deste objetivo proposto pela comissão nas últimas duas semanas: seguir com o sonho vivo de perseguir o líder Corinthians até o fim da competição.

A disputa contra o arquirrival, embora tratada como "difícil", é encarada como o último grande objetivo para o Palmeiras até o fim do ano - encara-se a vaga para a Libertadores, mais do que uma "meta", como obrigação. Com 43 pontos, o Palmeiras tem 15 de desvantagem em relação ao time alvinegro.

"Não tem conta diferente para nós a não ser ganhar os 12 jogos. Agora estamos preocupados com o Bahia e ganhar os três pontos. É ir jogo a jogo e ver o que o campeonato nos oferece ainda. (...) Temos 12 finais", declarou o capitão Dudu na última quarta-feira.

Embora sem os resultados esperados na temporada, o Palmeiras ainda se enxerga com a força necessária para incomodar os postulantes ao título nacional - especialmente o disparado líder Corinthians, com quem ainda tem confronto direto no dia 5 de novembro.

Diante do Bahia, Cuca conta com praticamente todo o elenco à disposição novamente. Apenas o zagueiro Yerry Mina, em fase final de recuperação de lesão, é desfalque certo para o jogo desta quinta. Até quem dificilmente figuraria em uma relação de jogos reapareceu.

Mais de dois meses após entrevero com o técnico Cuca, Felipe Melo está de volta a um jogo da equipe. Pelo menos foi o que prometeu o técnico Cuca em entrevista ao programa Baita Amigos, do Bandsports, na última segunda-feira. O volante reaparece justamente no início de um plano ousado para o Palmeiras ainda ter um norte na temporada.

Cuca não confirmou que Felipe Melo estará em campo, mas testou o meio-campista em nova função durante as duas últimas semanas. Em quatro treinamentos, o veterano trabalhou como zagueiro e, segundo o treinador, aparece como opção também para a primeira linha defensiva.

Felipe Melo não atua desde o fim de julho, quando o Palmeiras foi eliminado da Copa do Brasil pelo Cruzeiro. O volante permaneceu um mês afastado e retornou ao dia a dia com o elenco por ordem judicial - os advogados do atleta notificaram o clube cobrando a reintegração.

Neste período de retorno aos treinos, antes do jogo desta quinta, Felipe Melo se calou publicamente e mostrou-se tranquilo junto ao elenco. O capitão Dudu, por exemplo, enxergou mudanças no comportamento do "Ousado" depois do "perdão" do técnico Cuca.

"Acho que [mudou o comportamento], sim. Quando acontecem coisas que não são muito legais, nós temos que mudar um pouco o nosso comportamento. A gente vê ele bastante tranquilo nos treinamentos e espera, como falei, que ele volte bem para nos ajudar nestes 12 jogos", analisou Dudu.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x BAHIA

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 12 de outubro de 2017 (quinta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Luciano Roggenbaum (ambos do PR)

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean (Fabiano), Edu Dracena, Juninho e Egídio; Thiago Santos (Bruno Henrique), Tchê Tchê e Moisés; Dudu, Deyverson e Willian.
Técnico: Cuca.

BAHIA: Jean; Eduardo, Rodrigo Becão, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Juninho; Edigar Junio, Zé Rafael, Renê Júnior e Mendoza; Rodrigão (Vinícius).
Técnico: Paulo César Carpegiani.