Topo

Fla define "número mágico" para fase de grupos da Libertadores via BR

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/10/2017 04h00

O departamento de futebol do Flamengo fez as contas e definiu a meta para alcançar a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores via Campeonato Brasileiro. O “número mágico” é 62 pontos. Pela projeção, o Rubro-negro - sétimo colocado, com 43 - precisa somar mais 19 pontos nas últimas dez rodadas para evitar passar pela fase preliminar.

As contas da diretoria e da comissão técnica englobam algumas possibilidades. Os posicionamentos do Cruzeiro (campeão da Copa do Brasil e com a vaga garantida) entre os quatro primeiros e do Grêmio - caso conquiste a Libertadores - ainda podem facilitar o trabalho. O fato é que o Rubro-negro precisa de um aproveitamento de 63%, superior aos 51% de momento.

As contas foram feitas em relação aos cruzamentos que Flamengo e adversários terão pela frente. Os 62 pontos são considerados uma meta segura, com pequena variação para 61 ou 63, dependendo dos resultados daqui para frente. Nas edições de 2015 e 2016 do Brasileirão, o último classificado para a fase de grupos alcançou exatamente os 62 pontos estipulados no Rubro-negro.

Os cariocas enfrentarão em casa os seguintes adversários: Bahia, Vasco, Cruzeiro, Corinthians e Santos. Como visitantes, São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Coritiba e Vitória estarão no caminho. O objetivo, claro, é somar o maior número possível de vitórias. Não só para chegar logo aos pontos desejados, mas para fazer a diferença caso o número de triunfos seja necessário para desempatar a posição.

Atualmente, o Flamengo é quem tem menos vitórias entre os clubes que integram o grupo da Libertadores. No G-7, o Rubro-negro soma apenas 11 triunfos. É seguro vencer, no mínimo, seis vezes para fazer a diferença no fim das contas.

Se a situação não andar como os profissionais do Flamengo desejam no Campeonato Brasileiro, a última chance para chegar diretamente aos grupos da Copa Libertadores será o título da Copa Sul-Americana, competição na qual o Rubro-negro está nas quartas de final e encara o Fluminense, dias 25 de outubro e 1º de novembro, no Maracanã.

“Tenho a sensação de que terminaremos o ano de forma positiva. Só que não é o momento de dizer como acabaremos. Estamos na Sul-Americana e no Brasileirão. É o momento de ter os pés no chão e trabalhar muito. É claro que se conquistarmos a Sul-Americana e formos diretamente para a Libertadores terminaremos o ano de forma muito positiva”, comentou o meia Diego, uma das principais esperanças do Flamengo na reta final de 2017.