Topo

Reunião geral e pedido do próprio Luan. Os bastidores da volta ao Grêmio

Luan teve reunião com Renato Gaúcho horas antes de jogo contra o Corinthians - Marcello Zambrana/AGIF
Luan teve reunião com Renato Gaúcho horas antes de jogo contra o Corinthians Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/10/2017 04h00

Luan voltou a ser titular do Grêmio depois de 56 dias e só saiu jogando diante do Corinthians, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, depois de uma reunião geral no Tricolor. No encontro com Renato Gaúcho, médicos, preparador físico e outros integrantes da comissão técnica, o meia-atacante pediu para ser escalado. A vontade e o parecer final dos profissionais convenceram o treinador horas antes de a bola rolar em São Paulo.

A conversa aconteceu no fim da manhã de quarta-feira, na concentração do Grêmio. E foi promovida a pedido de Renato.

“Ele me passou confiança, por volta das 11h eu tive uma conversa com ele, Rogerinho (Rogério Dias, preparador físico) e departamento médico. Escutei a opinião de todo mundo e ele foi para o jogo”, contou o treinador.

O encontro foi proposto em cima da ideia de formar um colegiado e dividir as responsabilidades em caso de êxito ou novo problema muscular. Luan sentiu lesão em 7 de setembro e inicialmente teve diagnosticado apenas edema. Mais tarde é que foi apontado estiramento de grau 1 – o mais leve em uma escala que vai até 3.

Em Curitiba, onde o Grêmio ficou por dois dias após vencer o Coritiba, Luan fez novo exame de imagem. O laudo apontou um edema na coxa direita e gerou temor em alguns integrantes da comissão técnica. Apesar da incidência, o jogador treinou normalmente e não relatou dores.

“Foi (uma decisão) de todo mundo. Renato, médicos e a minha decisão também. Entramos em um acordo. Fiz o exame, mas não senti dor depois dos treinos. E pedi para começar o jogo. Eu queria ter um pouquinho mais de tempo para atuar e recuperar o ritmo”, contou Luan.

Desde o fim de setembro, Luan tem realizado vários exames de imagem para acompanhar a evolução da recuperação. O último, feito no Paraná, foi minimizado por apontar apenas resquício da absorção do edema pelo organismo.

Luan ficou atuou diante do Corinthians por cerca de 75 minutos. Deu lugar a Everton e depois relatou apenas um intenso cansaço – encarado como natural pelo longo período sem jogar. No domingo, ele deverá entrar em campo outra vez.

Contra o Palmeiras, o camisa 7 deve atuar em meio a uma formação com vários titulares. A preservação se justifica pela proximidade com o primeiro jogo da semifinal da Libertadores e a sequência de três rodadas do Brasileirão com força máxima ou perto disso.