Topo

Nove pontos a 9 rodadas do fim. Qual o tamanho da vantagem do Corinthians?

Jadson encara a marcação do gremista Fernandinho: Corinthians sustenta vantagem - Marcello Zambrana/AGIF
Jadson encara a marcação do gremista Fernandinho: Corinthians sustenta vantagem Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

21/10/2017 04h00

Aos olhos de muitos torcedores, a situação do Corinthians no Campeonato Brasileiro é cômoda. O time alvinegro, afinal, está na ponta da tabela com nove pontos de diferença para Grêmio, Palmeiras e Santos, os três vice-líderes. Uma análise mais profunda, porém, permite questionamentos sobre o fôlego do líder. Qual é o tamanho da vantagem corintiana a nove rodadas do fim?

De fato, se comparada com outras edições dos pontos corridos com 20 clubes (a partir da temporada 2006), o Corinthians tem uma distância considerável em relação aos rivais. Para se ter uma ideia, somente três times estavam numa situação igual ou melhor no começo da 30ª rodada: São Paulo/2007, Fluminense/2012 e Cruzeiro/2013.

O tricolor paulista tinha 12 pontos de vantagem sobre o Cruzeiro há dez anos. O Fluminense estava nove à frente de Atlético-MG e Grêmio. Há quatro anos, o Cruzeiro de Marcelo Oliveira abriu dez pontos sobre gremistas. Todos eles conquistaram a taça com folga nas rodadas seguintes.

Duas edições, entretanto, são um alento para os adversários do Corinthians em 2017 e, claro, um sinal de alerta para o time do técnico Fábio Carille. Em 2008 e 2009, líderes ao fim da 29ª rodada perderam o título depois de arrancadas nos últimos nove jogos. Dessa forma, o Grêmio acabou superado pelo São Paulo e o Palmeiras pelo Flamengo.

Flamengo estava nove pontos atrás em 2009

Pet - Ricardo Nogueira/Folha - Ricardo Nogueira/Folha
Pet celebra título do Flamengo em 2009
Imagem: Ricardo Nogueira/Folha

Na mesma altura do campeonato, a equipe rubro-negra comandada por Andrade estava exatamente nove pontos atrás do Palmeiras. E pior: na sexta posição, ainda tinha São Paulo, Inter, Atlético-MG e Goiás à sua frente. O time, porém, conseguiu vencer sete jogos na série de nove duelos, com um empate e apenas uma derrota.

Para ser campeão depois de 17 anos, o Flamengo contou com seguidos tropeços do líder Palmeiras, que somou apenas oito pontos nos últimos nove jogos. A campanha teve dois triunfos, dois empates e cinco derrotas - uma delas no confronto direto. Com esse retrospecto, o time alviverde sequer foi à Libertadores e viu o Flamengo somar 14 pontos a mais.

São Paulo conseguiu arrancada

No ano anterior, o São Paulo também arrancou para o título na reta final, e de uma forma muito parecida com a do Flamengo. Foram sete vitórias e dois empates, com 23 pontos conquistados nos 27 disputados.

Ao fim da 29ª rodada, a diferença para o líder Grêmio era de quatro pontos. Engana-se quem pensa que o time gaúcho fez uma má campanha nos últimos nove jogos: no total, os gremistas somaram 16 pontos, com cinco vitórias, um empate e três derrotas. O São Paulo, com sete pontos a mais, superou o adversário e fechou na liderança com três pontos de vantagem.

Mas e se o Corinthians continuar mal?

Pacaembu - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Grêmio e Palmeiras mantêm caça ao líder Corinthians a nove rodadas do fim
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

O Corinthians somou apenas 12 pontos no returno e viu o aproveitamento desabar de 82% para 40%. Se o time alvinegro mantiver esse rendimento sofrível nas próximas rodadas, somará mais 11 pontos e fechará o Brasileirão com 70.

Para alcançar essa pontuação, Grêmio, Palmeiras e Santos precisam de mais 20 pontos nos 27 que disputarão. O aproveitamento seria de 74%. Até agora, os três times conquistaram 57% dos pontos nos 29 jogos da competição. No returno, o Palmeiras tem 60% de aproveitamento, contra 50% do Santos e 37% do Grêmio.

Rivais chegam aos poucos

Embora o Corinthians tenha até aumentado a vantagem no returno de oito para nove pontos, existem hoje mais candidatos a tirar o título do clube paulista. Além de Grêmio, Santos e Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo começaram a esboçar uma busca ao líder.

O time mineiro conseguiu diminuir a vantagem de 20 pontos para "apenas" 12. A vantagem do Corinthians para o Flamengo, por sua vez, caiu de 18 para 13 pontos. Já para o Palmeiras saiu de 15 para nove.

Apesar disso, todas essas equipes precisam aumentar o ritmo da reação nas últimas rodadas ou torcer para uma queda ainda mais brusca do líder. Se o Palmeiras, por exemplo, mantiver os 60% de aproveitamento, somará mais 16 pontos em nove jogos (incluindo o dérbi em Itaquera), alcançando 66. Seguindo a campanha de 40% dos pontos conquistados, o Corinthians, vale lembrar, chegará a 70.

O Corinthians volta a campo na próxima segunda-feira para enfrentar o Botafogo, no Engenhão, enquanto Grêmio e Palmeiras fazem um duelo direto em Porto Alegre no domingo às 17h. O Santos, com Levir Culpi bancado pelo elenco, recebe o Atlético-GO no mesmo dia e horário. Por fim, o Flamengo visita o São Paulo e o Cruzeiro mede forças com o Atlético-MG, também no domingo às 17h.