Topo

Foco no G-4? Dudu diz que Palmeiras "vai brigar pelo título" do Brasileiro

Dudu mira o G-4 e também o título; Palmeiras encara o líder Corinthians domingo - Gero Rodrigues/O Fotográfico/Estadão Conteúdo
Dudu mira o G-4 e também o título; Palmeiras encara o líder Corinthians domingo Imagem: Gero Rodrigues/O Fotográfico/Estadão Conteúdo

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/11/2017 15h47

São cinco pontos de diferença entre Palmeiras e Corinthians na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. Às vésperas do confronto direto entre vice-líder e líder da Série A, em jogo marcado para domingo, o discurso palmeirense subiu de tom. Capitão da equipe, o meia-atacante Dudu colocou em segundo plano o discurso cauteloso das últimas semanas sobre o "foco no G-4".

Embora tenha reiterado o "planejamento jogo a jogo" do clube para esta reta final de competição, Dudu colocou o Palmeiras na briga pelo bicampeonato nacional. Uma vitória fora de casa deixa a equipe alviverde apenas dois pontos atrás do líder da competição.

"As coisas são muito grandes aqui no Palmeiras. Se falar que brigamos pelo título, amanhã vai ter alguém dizendo que o Dudu falou que 'vamos ser campeões'. O G-4 é o objetivo mais perto que temos, mas todo mundo sabe que a gente briga pelo título. Enquanto tivermos chances, vamos brigar pelo título", afirmou o camisa 7 palmeirense.

Apesar de colocar o Palmeiras na briga pela taça, Dudu manteve certa cautela. Fruto da preocupação com os perseguidores da equipe na segunda colocação: Santos e Grêmio.

"Temos que olhar um pouco para trás, estamos um ponto de vantagem do Santos, três do Grêmio. Estamos indo focados jogo a jogo. A gente está focado no G-4, mas lógico que a gente quer o título; ninguém aqui é bobo de falar que não quer o título, mas um só vai ganhar. A gente está brigando para se manter pelo G-4 e vamos em busca do título, do G-4, para terminar este ano muito feliz", discursou Dudu.

O Palmeiras, em um mês, derreteu a desvantagem em relação ao Corinthians no Campeonato Brasileiro. O time alvinegro chegou a ter 17 pontos de diferença em comparação ao arquirrival alviverde, que tirou nove somente nas últimas quatro rodadas.

A briga pelo título, na visão de Dudu, depende do jogo de domingo em Itaquera. Na análise do palmeirense, a pressão se encontra do lado do rival, que viu a "gordura" da liderança despencar nas últimas semanas. O resultado positivo, além de diminuir a distância, tem um efeito motivacional especial para o capitão do atual campeão nacional.

"Para mim é muito especial [ganhar do Corinthians], eu defendo muito esta camisa e sei o que representa para torcida e para nós um Palmeiras x Corinthians. Esperamos fazer um grande jogo, para vencer no domingo e continuar somando pontos e diminuindo a distância", declarou Dudu, que prevê um duelo "quente".

"Vai ser um clássico muito quente, com duas equipes querendo vencer, o time deles pressionado por cair de rendimento no segundo turno e estamos em um bom momento, fazendo grandes jogos desde que o Alberto assumiu. É um futebol bom, bonito, esperamos fazer um grande clássico e que vença a melhor equipe. (...) Muita coisa pode acontecer, mas tudo passa por domingo. Que a gente possa fazer um bom jogo lá no domingo", encerrou Dudu.

O Corinthians lidera o Campeonato Brasileiro com 59 pontos, enquanto o Palmeiras ocupa a segunda colocação com 54. O Santos, com 53, e o Grêmio, com 51, fecham o G-4. Restam sete partidas para cada equipe finalizar a participação na Série A em 2017.