Topo

Elano sonha com título brasileiro e avisa: "Campeonato está em aberto"

Do UOL, em Santos (SP)

04/11/2017 19h47

A vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG neste sábado (4), na Vila Belmiro, deixou o Santos a apenas três pontos do líder Corinthians, que encara o Palmeiras em clássico neste domingo (5). O resultado coloca o time do litoral novamente na briga pelo título, o que já faz o técnico Elano sonhar com a possível conquista logo em seu primeiro ano como ‘treinador’.

Elano já havia comandado o Santos em duas partidas, contra Botafogo e Atlético-PR, durante a transição entre Dorival Júnior e Levir Culpi. Venceu as duas. Neste sábado, acumulou mais uma vitória, manteve os 100% de aproveitamento e recolocou o Santos na briga pelo título.

“Sempre sonho com as coisas. Não é tão simples ganhar um Brasileiro, mas o campeonato está em aberto. Ganhamos de uma equipe hoje muito qualificada. Sonhar é livre e temos um time de muita qualidade”, disse o treinador em entrevista coletiva na Vila Belmiro.

Com a vitória sobre o Atlético-MG, o Santos chegou aos 56 pontos, assumiu a vice-liderança e jogou a pressão para Corinthians (59) e Palmeiras (54). O resultado do clássico, porém, não interessa a Elano.

“Hoje estou muito feliz pela vitória. Temos um foco e um objetivo. O campeonato está aberto independente do que acontecer entre Corinthians e Palmeiras. Mas não adianta olhar para frente sem a gente fazer o nosso. A entrega tem que ser como foi hoje”, acrescentou.

Questionado sobre a possível permanência no comando do Santos para 2018, Elano diz que prioriza fazer seu trabalho nesta reta final de Brasileiro e afirma que continuará trabalhando feliz como auxiliar caso a efetivação não aconteça ao final da temporada.

"Se eu vou continuar, não sei. Eu estou fazendo o meu trabalho. Aqui cai uma carga sobre a minha pessoa que às vezes eu fico chateado. Se eu não for o treinador, não faço questão, não vou ficar chateado com o clube, e continuo meu trabalho como auxiliar, feliz. Eu sou feliz em trabalhar, é um clube que me projetou e fez chegar à seleção brasileira e jogar uma Copa do Mundo".

VEJA MAIS TRECHOS DA COLETIVA

O "templo" Vila Belmiro

Eu sempre disse a vocês que a cara do Santos é a Vila Belmiro, a gente tem muito prazer em jogar no Pacaembu, mas a Vila é um templo que a gente tem a honra de jogar. Temos que valorizar nosso torcedor que compareceu novamente, a gente conta com eles. É a primeira vez que eu sou treinador na Vila, é muito especial e fico mais feliz pela vitória.

Meninos da Vila e trabalho na semana

Tudo que a gente treinou na semana foi colocado em prática. Para mim é uma alegria. Eu aposto nos meninos porque o DNA do Santos é esse. E eles são bons. O Arthur merecia essa oportunidade. E coloquei o Rodrygo para ele sentir como é o gostinho do profissional.

Pontos fortes e pontos fracos

Nós estudamos bastante o Atlético-MG, sabíamos dos pontos forte, que são vários, mas também tem pontos fracos, e a gente trabalhou em cima disso. E assim que tem que ser o futebol, todo mundo tem que ajudar a marcar. Deixamos a desejar em algumas situações quando fomos contra-atacados.

Bruno Henrique pela esquerda

Eu joguei assim com o Bruno Henrique contra o Atlético-PR também. Ele joga em qualquer lado com a qualidade dele. O tanto de jogadas de linha de fundo que ele cria é uma coisa fantástica.