Topo

Elano brilha na volta, Santos bate Atlético-MG e fica a 3 pontos do líder

Fred e Lucas Veríssimo disputam jogada na partida entre Santos e Atlético-MG - RICARDO MOREIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - RICARDO MOREIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: RICARDO MOREIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Santos (SP)

04/11/2017 18h53

Escolhido pela diretoria para comandar o Santos até o fim da temporada, Elano segue com 100% de aproveitamento no comando da equipe santista. Em sua terceira partida como técnico, o ex-jogador mostrou ainda que tem estrela, já que Arthur Gomes, novidade do time para o jogo deste sábado (4), na Vila, foi o responsável por abrir o placar na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, pela 32ª rodada do Brasileiro. Fred fez o gol de empate do Galo, enquanto David Braz e Ricardo Oliveira definiram o triunfo dos donos da casa - que fizeram uma ótima apresentação aos seus torcedores.

A vitória coloca o Santos novamente na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Chega aos 56 pontos, assume a vice-liderança e joga a pressão para Corinthians (59) e Palmeiras (54), que se enfrentam neste domingo (4). Já o Atlético-MG estaciona nos 42 pontos e vê mais distante a possibilidade de alcançar uma vaga para a Libertadores 2018.

A 33ª rodada do Campeonato Brasileiro acontece já no meio desta semana. O Santos entra em campo na quarta-feira (8), quando volta a jogar na Vila Belmiro, desta vez diante do Vasco, às 21h45. O Atlético-MG joga um dia depois, quinta-feira, às 20h, contra o Atlético-GO, no estádio Independência.

O melhor: Bruno Henrique

Jogador mais consciente e consistente do Santos. Fez dois belos cruzamentos para gol (de Arthur Gomes e Ricardo Oliveira) e foi o mais acionado do ataque santista, dando bastante trabalho aos defensores do Atlético-MG. Ainda deu dois chapéus e teve seu nome gritado pelos torcedores.

O pior: Marcos Rocha

Foi presa fácil para os atacantes de ponta do Santos, que aproveitou bastante as laterais ao longo da partida.

Vaiado, Robinho leva linda caneta de Alison

A torcida do Santos não poupou Robinho, que foi vaiado toda vez que pegou na bola durante o jogo. O momento de maior entusiasmo dos alvinegros foi uma linda caneta dada por Alison em cima do ex-jogador santista.

Ponto para a arbitragem, que acerta lance difícil

Um lance ainda no primeiro tempo fez o jogo ficar parado por quase quatro minutos. O árbitro marcou toque de mão de Fábio Santos, mas fora da área. Após consulta aos assistentes, a decisão foi mantida pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio para tristeza dos torcedores, que já gritavam “pênalti” enquanto a arbitragem fazia uma pequena conferência.

Estrela de Elano. Oportunismo do jovem Arthur Gomes

Jogadores do Santos comemoram gol de Arthur Gomes contra o Atlético-MG - MARCO GALVÃO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - MARCO GALVÃO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: MARCO GALVÃO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
A principal novidade do ‘novo Santos’, agora comandado por Elano, foi a entrada do jovem Arthur Gomes, que até este sábado tinha feito apenas cinco partidas no Campeonato Brasileiro e não entrava em campo há mais de três meses. E o atacante deu conta do recado: de cabeça, fez o seu primeiro gol na competição, aos 45min da etapa inicial. “É o melhor sentimento que o ser humano pode ter. É um sonho. Eu tinha certeza que eu ia fazer o gol”, disse na saída para o intervalo.

Fred se torna 4º maior artilheiro do Brasileiro

Com o gol marcado logo no começo do segundo tempo, de cabeça, Fred chegou aos 135 no Campeonato Brasileiro e igualou Zico. Agora, ele só está atrás de Roberto Dinamite (190), Romário (154) e Edmundo (153).

2º gol do Santos tem comemoração especial de Braz

David Braz fez seu sexto gol no ano e aproveitou a oportunidade para colocar a bola na barriga na comemoração: uma homenagem à filha, que vai nascer.

Santos com DNA ofensivo. Elano promete e cumpre

Ao longo da semana, Elano falou bastante sobre retomar o DNA ofensivo característico do time santista. E foi o que se viu em campo neste sábado: uma bela atuação. O Santos por muitas vezes ficou com os dez jogadores à frente da linha de meio-campo e conseguiu dominar o Atlético-MG na maior parte do jogo, a não ser na segunda metade da etapa final, com o Galo atrás no placar e tentando a todo custo buscar o empate. Foi a terceira vitória em três jogos de Elano no Santos.

Santos leva duas bolas na trave, mas 'mata o jogo' em seguida

Em desvantagem no placar, o Atlético-MG ficou bem perto de empatar a partida na metade final do segundo tempo. A mesma trave salvou o Santos: primeiro em chute de Robinho e depois em cabeçada de Leonardo Silva. A resposta do Santos, porém, foi fatal. Ricardo Oliveira, que havia acabado de perder um gol feito, aproveitou cruzamento de Bruno Henrique e, de cabeça, definiu a vitória.

Lucas Lima completa 200 jogos com a camisa do Santos

Lucas Lima completou na tarde deste sábado sua partida de número 200 com a camisa do Santos. Jogou, inclusive, com o número nas costas da camisa. E foi bem. Cobrou escanteio que originou o gol de David Braz e deu alguns passes que deixaram seus companheiros na cara do gol.

SANTOS 3 X 1 ATLÉTICO-MG

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 04/11/2017 (sábado)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO/FIFA)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO/FIFA) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Público: 11.418
Renda: R$ 337.480,00
Cartões amarelos: Daniel Guedes (Santos); Otero, Fábio Santos, Elias (Atlético-MG)
Gols: Arthur Gomes, aos 45min do primeiro tempo; Fred, aos 5min, David Braz, aos 15min, e Ricardo Oliveira, aos 34min do segundo tempo

SANTOS
Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Caju; Alison, Renato (Yuri) e Lucas Lima; Arthur Gomes (Daniel Guedes), Bruno Henrique (Rodrygo) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Elano

ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha, Leo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adílson, Elias, Cazares (Valdívia) e Otero (Luan); Robinho e Fred (Rafael Moura).
Técnico: Oswaldo Oliveira