Topo

Galhardo assinou há 76 dias, mas não sabe se fica no Cruzeiro em 2018

Rafael Galhardo assina contrato com o Cruzeiro; lateral ainda tem futuro indefinido - Reprodução Instagram
Rafael Galhardo assina contrato com o Cruzeiro; lateral ainda tem futuro indefinido Imagem: Reprodução Instagram

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

15/11/2017 04h00

Rafael Galhardo foi contratado para suprir a carência na lateral direita do Cruzeiro. A assinatura do contrato com o clube ocorreu em 31 de agosto passado, mas o jogador sequer estreou e nem sabe se permanecerá na Toca da Raposa II ao fim do vínculo.

O debute do atleta com as cores da equipe será diante do Avaí, às 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira (15), 76 dias depois de firmar seu atual compromisso.

"Primeiro passo importante é que não vou descaracterizar a equipe como um todo para não prejudicar os jogadores que não estão tendo uma oportunidade. É bem provável que o Galhardo estreie. Temos uns planos que depois vamos deixar claros para Ezequiel", afirmou Mano Menezes.

O curioso é que, apesar de o jogo de debute estar marcado para esta quarta-feira, no Mineirão, Rafael Galhardo não tem permanência garantida para 2018.

No contrato firmado com os mineiros, ficou estabelecido que o clube teria direito de renová-lo por mais duas temporadas a partir de dezembro. A extensão, porém, está ligada ao desempenho do jogador de 26 anos na Toca da Raposa II.

Caso convença diretoria e comissão técnica que pode ser utilizado em 2018, Galhardo assinará por mais dois anos. Ele terá quatro partidas para mostrar que tem condições de seguir no clube no próximo ano.

O problema é que a diretoria comandada por Wagner Pires de Sá e Itair Machado já programa a chegada de um atleta para o setor. Rafinha, atualmente no Bayern de Munique, foi procurado e tem negociações avançadas com a cúpula.

A demora para a estreia de Rafael Galhardo é facilmente explicada. O lateral direito sofreu uma ruptura dos ligamentos do joelho direito e ficou oito meses afastado dos gramados. Ele só reúne condições de atuar neste momento da temporada.

Além de Galhardo, Mano conta com outros dois nomes para a lateral direita. Ezequiel é o titular do setor, enquanto Lennon não recebe muitas oportunidades. Em eventual necessidade, o volante Lucas Romero é improvisado na função.