Topo

No Atlético-MG, Fred vive a quarta melhor temporada da carreira em gols

Fred é o artilheiro do Atlético-MG na temporada, com 28 gols - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Fred é o artilheiro do Atlético-MG na temporada, com 28 gols Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

17/11/2017 04h00

Muito se esperava do Atlético-MG em 2017. Com um dos elencos mais caros do futebol brasileiro, o clube mineiro era apontado como candidato aos títulos. Porém, em campo, o time não rendeu o esperado. Nesta reta final de temporada, o Galo sequer tem participação garantida na próxima Copa Libertadores. A única conquista foi o Campeonato Mineiro. Rendimento ruim que ofuscou todas as grandes estrelas do elenco.

Não foi diferente com Fred, bastante cobrado por parte da torcida, especialmente entre julho e outubro, quando ficou quase três meses sem fazer um golzinho sequer. O jejum de 12 partidas em que o atacante do Atlético viveu neste ano é o maior desde que retornou ao futebol brasileiro, em 2009, para defender o Fluminense.

Apesar de todas as cobranças, Fred já faz de 2017 a sua quarta melhor temporada quando se fala de gols, já foram 28. Ao empatar o jogo para o Atlético, contra o Vasco, em São Januário, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o centroavante não só manteve as remotas chances atleticanas de classificação à Libertadores, mas também o fez superar a marca de 2014, quando anotou 27 gols, somente em jogos pelo Fluminense.

E Fred nem sequer é mais o cobrador de pênaltis do Atlético. Posto que ele perdeu durante o Campeonato Brasileiro, após errar duas cobranças, contra Santos e Palmeiras. Fábio Santos assumiu a responsabilidade e já tem cinco penalidades convertidas na competição, sendo que Fred estava em campo em três oportunidades.

Os 28 gols de Fred em 2017 são divididos da seguinte maneira: dez no Campeonato Mineiro, dez no Campeonato Brasileiro, seis na Copa Libertadores, um na Copa do Brasil e um na Copa da Primeira Liga. No Brasileirão, mesmo passando por um longo jejum, Fred aparece na lista dos dez maiores goleadores desta edição. Motivo de orgulho para o técnico Oswaldo de Oliveira, um dos responsáveis pela reação do centroavante na temporada. São cinco gols desde a chegada do técnico à Cidade do Galo.

“O Fred já está entre os principais artilheiros da competição. Muita coisa para quem estava há um tempão sem fazer gols. Conheço o Fred de sobra. Foi meu adversário inúmeras vezes. É um jogador que a gente espera que continue crescendo, é um dos grandes atacantes do futebol brasileiro”, comentou o treinador atleticano.

Desempenho pode ficar ainda melhor

E 2017 pode se tornar ainda a terceira melhor temporada de Fred em número de gols. Já são 28 neste ano, dois abaixo dos 30 que marcou pelo Fluminense em 2012. Com o Atlético ainda joga mais três vezes pelo Campeonato Brasileiro, contra Coritiba, Corinthians e Grêmio. Os anos mais goleadores de Fred foram em 2005 e 2011, com 40 e 34 gols, respectivamente, por Cruzeiro e Fluminense.

No Atlético, o camisa 9 chegou em junho de 2016 e marcou 40 gols em 80 partidas. Com a camisa alvinegra ele foi artilheiro da edição passada do Brasileirão e também do Campeonato Mineiro desta temporada.