Topo

Só falta vencer o Flamengo! Campeão, Corinthians busca recorde no Rio

Artilheiro do Campeonato Brasileiro, atacante Jô soma 18 gols  - Daniel Vorley/AGIF
Artilheiro do Campeonato Brasileiro, atacante Jô soma 18 gols Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

19/11/2017 04h00

Campeão brasileiro com três rodadas de antecipação, o Corinthians enfrenta o Flamengo neste domingo à tarde, no Rio, em busca uma marca recorde nos pontos corridos. O time de Fábio Carille tentará derrotar o único adversário que falta na campanha do título - apenas o Cruzeiro, em 2013, alcançou tal feito.

Até aqui, o Corinthians conseguiu vencer 18 rivais no Brasileirão 2017, turbinado pela campanha quase perfeita do primeiro turno. Naquela ocasião, a equipe alvinegra superou 14 adversários e empatou com outras cinco equipes: Chapecoense, Coritiba, Atlético-PR, Avaí e Flamengo.

Curiosamente, mesmo com uma campanha irregular no returno, de apenas sete vitórias, o Corinthians passou justamente por quatro adversários que havia tropeçado no turno inicial. Resta, agora, o Flamengo.

Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ter 20 equipes na disputa pelo título, poucos campeões chegaram perto de vencer os 19 rivais. O Cruzeiro de Marcelo Oliveira derrotou todos em 2013, mas deixou de vencer três adversários em 2014, ano do segundo troféu seguido, assim como o Fluminense, campeão da edição 2010.

Há 11 anos, o São Paulo de Muricy Ramalho chegou bem perto da façanha, mas parou no rebaixado Fortaleza. O terceiro melhor resultado pertence ao Corinthians, que em 2011 e 2015, com Tite, superou 17 times diferentes nas campanhas.

Todos os outros campeões deixaram de vencer quatro rivais na trajetória rumo à taça. São eles: São Paulo (2007 e 2008), Flamengo (2009), Fluminense (2012) e Palmeiras (2016) - o campeão do ano passado, por exemplo, parou em Atlético-MG, Cruzeiro, Ponte Preta e Santos.

O Corinthians de Carille soma 71 pontos no Brasileirão e ainda pode alcançar a segunda melhor campanha desde 2006. Se marcar 80 pontos, o time igualará as trajetórias de Cruzeiro, em 2014, e Palmeiras, em 2016. O Corinthians de 2015 é dono do recorde, com 81 pontos.

O campeão ainda busca ajudar Jô a se tornar o primeiro artilheiro corintiano da história do Campeonato Brasileiro. Depois de marcar duas vezes contra o Fluminense no jogo do título, o centroavante soma 18 gols, um a mais que Henrique Dourado, do tricolor carioca.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO x CORINTHIANS

Data: 19 de novembro de 2017, domingo
Horário: 17h (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (36ª rodada)
Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Fabio Rodrigo Rubinho (MT)

FLAMENGO: Diego Alves; Pará, Rhodolfo, Juan e Trauco; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Éverton Ribeiro, Felipe Vizeu e Geuvânio. Técnico: Reinaldo Rueda

CORINTHIANS: Cássio; Léo Príncipe, Balbuena, Pablo e Marciel; Gabriel e Fellipe Bastos; Romero, Camacho e Marquinhos Gabriel; Jô. Técnico: Fábio Carille