Topo

Libertadores, Sul-Americana e Série B: O destino dos clubes do Brasileirão

Flamengo se garantiu na fase de grupos da Libertadores ao bater o Vitória - Gilvan de Souza/Flamengo/Divulgação
Flamengo se garantiu na fase de grupos da Libertadores ao bater o Vitória Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/12/2017 19h13

Neste domingo (3), os dez jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro definiram os últimos dois rebaixados para a Série B e encaminharam classificados para a Copa Libertadores da América. Agora, a última pendência é a participação do Flamengo na Copa Sul-Americana – em caso de título, o clube carioca abre mais uma vaga para o país na próxima edição da principal competição continental. Veja como ficou a situação dos vinte clubes:

Fase de grupos da Libertadores

Cesar se estica para fazer defesa contra o vitória - ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Além do Corinthians, campeão brasileiro, do Grêmio, campeão da Libertadores, e Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, Palmeiras e Santos já começaram a rodada garantidos na fase de grupos da próxima edição do principal torneio do continente. O Flamengo, que bateu o Vitória por 2 a 1, ficou com a última vaga do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro ainda pode arrastar o rival Vasco se sagrar-se campeão da sul-americana.

Eliminatórias da Libertadores

Apodi corre com a bola no duelo entre Chapecoense e Coritiba - Ricardo Luis Artifon/AGIF - Ricardo Luis Artifon/AGIF
Imagem: Ricardo Luis Artifon/AGIF

O Vasco, que venceu a Ponte Preta por 2 a 1, e a Chapecoense, que bateu o Coritiba pelo mesmo placar, são os clubes classificados para as fases eliminatórias da Libertadores neste momento. Se o Flamengo for campeão da Sul-Americana e levar o Cruz-Maltino direto para os grupos, o Atlético-MG, que venceu o Grêmio por 4 a 3, herda a vaga.

Copa Sul-Americana

Wendel comemora gol do Fluminense contra o Atlético-GO - Nelson Perez/Fluminense/Divulgação - Nelson Perez/Fluminense/Divulgação
Imagem: Nelson Perez/Fluminense/Divulgação

Neste momento, Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Bahia, São Paulo e Fluminense são os clubes brasileiros para a edição de 2018 da Copa Sul-Americana. Se o Flamengo se sagrar campeão do torneio em 2017, leva o time mineiro para a Libertadores, e o Sport herda a vaga.

Limbo

André comemora o gol da vitória do Sport contra o Corinthians - Aldo Carneiro/Futura Press/Estadão Conteúdo - Aldo Carneiro/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Aldo Carneiro/Futura Press/Estadão Conteúdo

Ao fim do Brasileirão, Sport e Vitória são os únicos dois clubes que nem caíram e nem se classificaram para competições sul-americanas. O time pernambucano ainda tem a possibilidade de herdar a vaga na Sul-Americana se o Flamengo se sagrar campeão da edição de 2017 do torneio sul-americano.

Rebaixados

Sob olhar de Renato e Matheus Jesus, Lucas Veríssimo disputa jogada com Lourenço - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Ponte Preta e Atlético-GO foram os dois únicos clubes que começaram a última rodada já rebaixados. O Coritiba, que perdeu para a Chapecoense por 2 a 1, e o Avaí, que ficou no 1 a 1 com o Santos, também acabaram caindo para a Série B.