Topo

Zé Ricardo exalta vaga e relembra chegada ao Vasco: "Me chamaram de maluco"

Do Uol, em São Paulo

03/12/2017 20h54

O técnico Zé Ricardo comemorou a classificação do Vasco para a Copa Libertadores após a vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta neste domingo, em São Januário, e disse que confiava numa boa campanha desde que chegou ao time em agosto, quando a ameaça do rebaixamento ainda pairava.

“Não quero parecer demagogo, mas a gente sempre que inicia um trabalho quer o melhor. Quando recebi o convite do Vasco, muita gente disse que eu estava maluco em pegar o time com vários problemas. Mas tinha convicção do bom trabalho", afirmou o treinador em entrevista coletiva.

O comandante cruzmaltino, porém, dividiu méritos e falou que o elenco é o maior responsável pelo sétimo lugar do time no Campeonato Brasileiro."O futebol a gente costuma desmembrar em técnica, tática, física e psicológico. O que envolve tudo isso é o bom ambiente. Envolve todas as pessoas no clube, não só o treinador. É desde e pessoa que faz o lanche, a direção, todos fazendo sua parte", acrescentou.

Satisfeito com a vaga e “cansado pra caramba”, Zé Ricardo agora pensa num 2018 melhor para o Vasco. “Estamos recuperando o clube, que merece estar no lugar que estar. Não podemos só comemorar. O Vasco precisa brigar por títulos", avisou.

Para isso, o treinador diz que a diretoria já está monitorando reforços, além de definindo a situação de jogadores que estão com contrato no fim. Uma certeza de Zé Ricardo é de que ele continuará usando a base na próxima temporada – para ficar em só dois exemplos, Paulinho e Mateus Vital, dois pratas da casa, fizeram os gols da vitória sobre a Ponte neste domingo.

"A utilização da base seguirá muito grande em 2018. Optei pelo Mateus Vital no segundo tempo e ele entrou bem, compondo. E o Paulinho dispensa comentários. Tem muito para evoluir, mas hoje já é capaz de fazer muitas coisas boas. Vamos criar mecanismos para eles melhorarem", comentou.

Com o triunfo sobre a Ponte, o Vasco garantiu vaga na primeira fase da Libertadores. Um lugar na fase de grupos escapou por pouco, graças a um gol de pênalti do Flamengo nos acréscimos que garantiu ao arquirrival a sexta colocação. Caso o time rubro-negro vença a Copa Sul-Americana, no entanto, aí os cruzmaltinos já entram em uma das chaves do torneio continental.

"Estávamos querendo fazer o nosso papel. O que tiver de acontecer, vai acontecer. Uma vaga direta muda o planejamento, ganha-se tempo para formatar a equipe. Caso se mantenha a Pré-Libertadores, no dia 30 de janeiro tem jogo já", afirmou Zé Ricardo sobre a indefinição.

O técnico ainda assegurou que não ficou acompanhando o jogo dos concorrentes pela vaga na Libertadores enquanto o time estava em campo nesta tarde. “Pedi para não avisarem nada. Só soube do gol do Vitória pela vibração da torcida. Só queria saber do nosso jogo", concluiu.