Topo

Botafogo inicia Brasileiro e traça vaga na Libertadores como objetivo

Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/04/2018 04h00

O Botafogo inicia sua trajetória no Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira, quando receberá o Palmeiras, no Nilton Santos (Engenhão). Nas últimas duas edições, o time entrou como forte candidato ao rebaixamento, segundo especialistas, e deu a volta por cima e brigou por uma vaga na Libertadores.

Em 2016, o Botafogo alcançou o objetivo e se classificou. Já na temporada passada, o time tinha situação bem encaminhada e havia até mesmo se transformado em um dos favoritos para a vaga na maior competição internacional. Na reta final, no entanto, o Alvinegro caiu de produção e ficou fora.

Para a edição 2018, o Botafogo estará totalmente reformulado. Após ver Jair Ventura à frente da equipe nas duas últimas temporadas, o time tem agora Alberto Valentim, com uma proposta totalmente diferente do anterior.

As metas do clube de General Severiano foram traçadas passo a passo. A primeira, evidente, é garantir a permanência na elite do futebol nacional. O Alvinegro vê essa situação como obrigação e sequer pensar em não atingir.

Nesse ponto, vale ressaltar as mudanças na zona de classificação para a Libertadores. Se antes apenas os quatro primeiros chegavam à competição, hoje o sarrafo é mais baixo. É possível se classificar para o torneio até mesmo ficando entre os sete ou oito melhores, dependendo da ordem da classificação do Brasileiro.

Sendo assim, o Botafogo acredita que tem plenas condições de estar nesta zona de classificação que, portanto, é o principal objetivo do clube de General Severiano.

O mais otimista dos botafoguenses pode se perguntar da crença do clube em chegar ao título do Brasileiro. Evidentemente que a dificuldade é levada em consideração, mas o objetivo não está descartado. Dependendo de como a competição se apresentar...