Topo

Favorito, Corinthians tira peso do status e repete discurso humilde de 2017

Corinthians começa a defender o título brasileiro neste domingo, contra o Fluminense - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Corinthians começa a defender o título brasileiro neste domingo, contra o Fluminense Imagem: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

14/04/2018 04h00

O Corinthians vai começar a defender o título brasileiro neste domingo, em Itaquera, contra o Fluminense. Apontado como um dos favoritos na competição, elenco e comissão técnica voltam a colocar em prática o mesmo discurso humilde da temporada passada, a fim de tirar o peso de entrar em campo nessa condição.

Durante a semana, marcada pelas comemorações do título estadual contra o Palmeiras e a preparação para a estreia no Campeonato Brasileiro, os jogadores repetiram frases criadas desde o ano passado e reiteraram que o Corinthians tentará o bi com o pensamento de jogo a jogo, sem projeções ou expectativas.

A estratégia deu certo em 2017. Mesmo como campeão paulista da temporada, o grupo corintiano manteve a expressão 'quarta força' como mantra nas entrevistas em que o favoritismo ameaçou vir à tona. Sem esse peso, o time de Fábio Carille emendou vitórias logo no começo da competição, fortaleceu-se ainda mais e terminou o primeiro turno com uma campanha que praticamente lhe assegurou o título.

Carille - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Carille buscará o 4º título pelo Corinthians
Imagem: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Coincidência ou não, já numa posição de único favorito ao título, o Corinthians derrapou na segunda metade do Brasileirão e flertou com o sofrimento. O título quase certo se tornou realidade após nova arrancada, já na reta final do campeonato.

Um azarão versão 2018

Campeão brasileiro e estadual, o Corinthians tentou voltar à condição dos primeiros meses de 2017, principalmente na figura do presidente Andrés Sanchez, que repetidas vezes colocou o time alvinegro abaixo dos principais rivais do Estado.

O mandatário usou tal artifício na semifinal contra o São Paulo ao citar até 'soberba' do adversário. Ele repetiria a postura antes da decisão contra o Palmeiras e até mesmo depois de o Corinthians garantir o bicampeonato paulista em pleno Allianz Parque.

A própria vitória contra o time alviverde, outro favorito no Campeonato Brasileiro deste ano, prova que o Corinthians, à sua maneira, concorre ao bi do Nacional no pelotão da frente. Vale lembrar que a equipe corintiana, apoiada sobretudo na solidez defensiva, voltou a mostrar força em jogos grandes.

O atual elenco corintiano também traz mais opções a Carille, que passou a contar com atletas mais versáteis, como Renê Júnior e Mateus Vital. A dupla foi importante na campanha do título estadual e serão titulares na partida de estreia contra o Fluminense.

Mesmo sem Jô, Pablo e Arana, o treinador alvinegro também viu Henrique e Sidcley darem uma boa resposta nas decisões do Paulistão. Ademais, nos próximos dias, o centroavante Roger deve reforçar um grupo sedento por um camisa 9.