Topo

Inter usa vitória consistente como marco e quer explorar confiança no time

Do UOL, em Porto Alegre

16/04/2018 04h00

A estreia com vitória no Campeonato Brasileiro não rendeu apenas três pontos. Para o Internacional, ganhar do Bahia significou mais e vai ajudar muito dentro e fora de campo. Aos olhos do Colorado, o desempenho e o resultado na largada de uma maratona de 38 rodadas injeta confiança. Atesta que existem boas ideias em andamento. E dá fôlego a um time que recebeu duras críticas recentemente. Além de combater o ceticismo por voltar da Série B.

A visão é unânime: o Inter estreou bem. Com boa atuação, partida segura e eficiente.

"A gente está muito feliz, fizemos um jogo seguro. Foi uma das melhores partidas no ano. Quase não fui exigido. Esse jogo aqui dá confiança", disse Marcelo Lomba, goleiro do Inter.

O fato de ter encarado um adversário que joga em contra-ataque e não ter sofrido gols também anima o Internacional. O bom desempenho da defesa alegra uma equipe que ainda se vê em construção. E com limitações a superar.

"Quando o jogador sente que as coisas estão fluindo, mesmo com início mais preso, se sente confiante e vai fluindo. Isso aconteceu (contra o Bahia)", comentou Odair Hellmann, treinador do Colorado. "O primeiro passo era importante, até para mostrar que o trabalho é bem feito", pontuou Edenilson.

O princípio usado no micro, com jogadas, é pensado também no macro. Com jogos em si. Ganhar dá confiança. A confiança permite arriscar mais. Dá ânimo. E com mais atitude e vigor, o time pode subir de rendimento.

Esse lado que mistura psicologia não passa batido no Beira-Rio. O Inter ainda entende que o grupo precisa evoluir para não se abater diante de um cenário adverso. Depois de perder para o Grêmio por duas vezes, o grupo de jogadores chegou a trabalhar esse aspecto. Mas se lá atrás o contexto puxou para baixo, agora ele pode auxiliar.

O Internacional volta a jogar na quinta-feira, contra o Vitória em Salvador, pela Copa do Brasil. No domingo, o Colorado visita o Palmeiras na segunda rodada do Brasileirão.