Topo

Estreante no Maracanã, Liziero não esperava começo "tão rápido" no SP

Liziero em ação pelo São Paulo neste Campeonato Brasileiro - Stephan Eilert/AGIF
Liziero em ação pelo São Paulo neste Campeonato Brasileiro Imagem: Stephan Eilert/AGIF

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

29/04/2018 04h00

Em pouco mais de um mês, a vida de Liziero mudou. O jovem, 20 anos, foi promovido para o profissional do São Paulo, ganhou vaga no time titular e renovou o seu contrato até 30 de abril de 2023 – o antigo vínculo era válido até 2020. E a história do polivalente jogador vai ganhar mais um capítulo neste fim de semana. Pela primeira vez, contra o Fluminense, neste domingo, às 16h, no Rio de Janeiro, ele vai disputar uma partida no Maracanã.

"Vai ser a minha primeira vez no Maracanã, mas é engraçado porque para mim é tudo a primeira vez. Foi assim quando fui para a Argentina jogar contra o Rosario. Então, é mais uma coisa que vai acontecer. É diferente, só joguei no São Januário pela base. Agora, estou tranquilo, mas quando chegar lá, vou pensar que é o Maracanã. É diferente, mas depois que o árbitro apita e a bola começa a rolar, você se esquece de tudo isso", disse Liziero, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

Apesar do pouco tempo no futebol, Liziero guarda boas recordações do Fluminense. Quando defendia o time da base do São Paulo, ele enfrentou o Fluminense duas vezes - ganhou uma partida e empatou a outra. Mais do que a invencibilidade, ficou na memória do meio campista o gol de falta marcado contra a equipe carioca.

"Joguei contra o Fluminense duas vezes na base. Ganhamos no Morumbi e empatamos fora. Fiz um gol no Morumbi, foi de falta, pela Copa do Brasil, no ano passado. Para mim marcou, porque estava treinando muita falta, todo dia. Eu não era cobrador de falta até esse jogo, depois fiz mais um no Campeonato Paulista", contou o jogador.

Confira os principais trechos da conversa com Liziero: 

Promovido para o profissional

Foi difícil de explicar, não esperava ser tão rápido. Machucaram o Edimar e o Reinaldo, acabei subindo e tive minha sequência de jogos.

Fluminense

É uma boa equipe, de Série A, mas temos de pensar no nosso jogo. Se fizermos uma boa partida e estivermos concentrados, podemos alcançar um bom resultado.

Adversário com três zagueiros

Não interfere muita coisa. Se estivermos concentrados e correndo, independentemente de eles jogarem com linha de quatro ou três, temos chance de dificultar para eles.

Nota da redação: Abel Braga utiliza o sistema com três zagueiros em algumas partidas.

Destaques do adversário

Destacamos o jogo deles, contam com o Pedro, que é atacante. Eles têm uma boa posse de bola por dentro que, se não estivermos ligados, pode dar trabalho.

Metodologia e estudos do Aguirre

Ele passou para a gente os pontos fortes deles e trabalhamos aqui. Ele primeiro mostra no quadro como eles jogam e depois em vídeo.

São Paulo não ganhar fora de casa

Com certeza isso motiva mais, não conseguimos uma vitória fora de casa e estamos trabalhando para alcançar isso. Estamos trabalhando firme.

Nota da redação: Com Diego Aguirre como técnico, o São Paulo ainda não venceu.

Torcida contra

Quando você está com a torcida a favor é bom, damos um algo a mais. Mas quando você está com a torcida contra, pode colocar eles em dificuldade e a torcida fica contra o adversário.

Morador do CT da Barra Funda

A família mora perto, em Taboão da Serra, e aqui é tranquilo. Descanso bem aqui e quando dá tempo, vou para casa.

Ficha técnica

FLUMINENSE X SÃO PAULO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)

Fluminense
Júlio César; Renato Chaves, Gum e Frazan (Luan Peres); Léo, Richard, Jadson, Sornoza e Ayrton Lucas; Pedro e Marcos Junior 
Técnico: Abel Braga

São Paulo
Sidão; Militão, Arboleda e Anderson Martins (Bruno Alves); Régis, Petros, Jucilei, Liziero e Everton; Nenê e Trellez (Diego Souza).
Técnico: Diego Aguirre