Topo

Pedrinho inicia pela 1ª vez no ano e tenta justificar clamor no Corinthians

Pedrinho treina sob olhares de Fábio Carille: hora de ser titular - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Pedrinho treina sob olhares de Fábio Carille: hora de ser titular Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

05/05/2018 19h00

4 jogos só como titular em quase um ano e meio. Mas, na manhã deste domingo, Pedrinho vai a campo como principal atração da equipe mista que recebe o Ceará, em Itaquera, pelo Campeonato Brasileiro. É a chance que o meia-atacante, enfim, esperava para justificar o clamor para que tenha mais minutos no time.

Desde que brilhou como principal nome no título da Copa São Paulo de 2017 e foi promovido, o garoto alagoano de 20 anos se tornou xodó dos torcedores. Cauteloso, porém, o treinador Fábio Carille costuma apontar aspectos físicos para explicar as razões para dar poucos minutos a Pedrinho. Não era assim, porém, quando ele foi profissionalizado.

Inscrito pelo Corinthians no Paulistão 2017 quando o zagueiro Vílson se lesionou, em março, Pedrinho não demorou a ter chances no time titular. Com treinamentos convincentes, apareceu em jogos contra Red Bull, São Paulo e Linense, na sequência. Foi quando Carille e seus auxiliares concluíram que faltava uma condição física adequada para suportar o que o treinador define como "jogo de transição". Significa ter fôlego e força suficientes para acompanhar o lateral rival até a defesa e chegar inteiro ao ataque na sequência. Durante 90 minutos, claro.

Jogador corintiano desde a categoria Sub-15, ele passou a ter a alimentação acompanhada mais de perto aos 19 anos, na temporada passada. Pedrinho teve um diagnóstico de anemia, com ferro insuficiente no organismo, e pouco a pouco se afastou do time de Carille. Além disso, realizou uma cirurgia para retirada de amígdalas, e só atuou na rodada 38 do Brasileiro, com time inteiramente reserva, contra Sport. Nesse meio tempo, ganhou cinco quilos.

Neste ano, sempre com oportunidades que variaram de 20 a 30 minutos por jogo em média, Pedrinho conseguiu justificar o clamor das arquibancadas. Ele foi acionado em jogos importantes nas finais do Paulista, contra Bragantino, São Paulo e Palmeiras, e atuou bem em todos. Anotou um gol no primeiro e, no segundo, converteu pênalti na disputa. Na quarta passada, pela Libertadores, mais do mesmo: Pedrinho ingressou contra o Independiente-ARG e levou bastante perigo.

O Ceará, agora, se apresenta como uma oportunidade para justificar o clamor e tentar ganhar espaço no setor mais concorrido do time, que tem Clayson lesionado até a Copa do Mundo. Ao lado dos veteranos Danilo e Roger, e do canhoto Marquinhos Gabriel, Pedrinho forma o ataque totalmente modificado por Carille em razão da sequência de jogos duros que passaram e que ainda há por vir nos próximos dias. O xodó da torcida espera ser mais relevante.

CORINTHIANS x CEARÁ

Data/hora: 06/05/2018, às 11h (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade e Ciro Chaban Junqueira (ambos DF)

Corinthians
Cássio; Mantuan, Pedro Henrique, Henrique e Sidcley; Gabriel e Maycon; Pedrinho, Danilo e Marquinhos Gabriel; Roger.
Treinador: Fábio Carille.

Ceará
Everson; Valdo, Tiago Alves e Luiz Otávio; Arnaldo, Pio, Richardson, Juninho, Ricardinho e Romário; Arthur.
Treinador: Marcelo Chamusca.