Topo

Com dois de Maicon, Grêmio goleia o Santos com 25 minutos de "olé" na Arena

Do UOL, em Porto Alegre

06/05/2018 20h52

O Grêmio deu show. Venceu e foi amplamente superior. Neste domingo (06), o time gaúcho contou com grande atuação de Maicon, autor de dois gols, para 'esmagar' o Santos na Arena. Placar de 5 a 1 pela quarta rodada do Brasileirão, e um rendimento digno de aplauso. Completaram a vitória: Everton, Arthur e André. Jean Mota fez para o Santos. 

Com 7 pontos, o Tricolor pula para o 4º lugar na classificação. Já o Santos fica com apenas três pontos e ronda a zona de rebaixamento. Com os titulares, o Grêmio não perde desde março.

A construção da vitória gremista se deu após superar uma retranca santista e acabou com a torcida gritando 'olé' a partir dos 20 minutos do segundo tempo dado rendimento avassalador do time de Porto Alegre. 

Foi bem: Maicon faz dois (um golaço) e rege o Grêmio

Foi Maicon a figura mais destacada do jogo. O volante gremista não só foi sólido na defesa, conseguiu trocar bons passes, mas também foi protagonista nos gols. Primeiro porque fez um golaço, de fora da área, no ângulo, abrindo o marcador. E depois por participar trocando passes com Luan da jogada do segundo gol gremista. Não contente, marcou mais um no segundo tempo. 

Foi mal: Gabigol passa em branco

Sumido no jogo, Gabigol pouco tocou na bola. Isolado, com o Santos sem posse de bola, o acante apareceu eventualmente em jogadas individuais esporádicas. 

Eduardo Sasha é desafeto do Grêmio

Ex-jogador do Inter, Sasha é desafeto do Grêmio. Depois de comemorar o título gaúcho do Colorado em 2016 dançando a 'Valsa dos 15 anos' em alusão ao período em que o Grêmio não conquistava um grande título, o meia-atacante foi xingado a cada nova taça erguida pelo Tricolor. Ganhou até música, acompanhado de um palavrão, dos aficionados. Quem puxou o desafeto foi o meia gremista Luan. Mas antes do jogo eles se cumprimentaram normalmente.

Marcelo Grohe é vazado após 870 minutos

Marcelo Grohe voltou a levar um gol após quase 10 jogos. Foram 870 minutos sem ser vazado, marca pessoal atingida pelo goleiro gremista e encerrada com gol de Jean Mota, do Santos. 

Desempenho: Grêmio não consegue entrar e chuta de longe

O Grêmio teve dificuldades em entrar na zaga do Santos. Com o time visitante bem postado e linhas postadas em frente à área, coube ao time gaúcho fugir de sua característica. Em vez de trocar uma série de passes, o plano passou a ser aproveitar-se dos cruzamentos e chutar de longe. Assim Maicon fez um golaço, Luan acertou a trave e André também quase marcou. Mas o crescimento veio a partir do fim do primeiro tempo. Pressionando e empurrando o adversário para frente de sua área, o Grêmio empilhou gols, chances e foi muito superior. 

Desempenho: Santos se fecha e aposta em Rodrygo

O Santos teve uma conduta simples durante o jogo. Se fechou sempre que conseguiu e assim que recuperou a bola procurou Rodrygo e Gabigol. O primeiro foi que conseguiu criar as principais jogadas santistas, inclusive teve participação no gol de Jean Mota. Mas no decorrer do jogo, o sistema defensivo acabou vazado repetidamente, como nos últimos gols, em contra-ataque. 

Renato Gaúcho: "O Grêmio tem sua forma de jogar"

Renato Gaúcho repete sempre que possível que o Grêmio tem sua forma de jogar e não altera independente do adversário. Abraça a posse de bola, tenta achar espaços trocando passes e cria chances. Joga para frente, forçando o adversário a se abrir. E foi exatamente assim que ele montou a equipe neste domingo. Por mais que o Grêmio tenha cruzado e batido de fora da área mais do que está acostumado, teve 67% de posse no primeiro tempo e foi soberano em sua forma. 

Jair Ventura monta retranca

Jair Ventura montou uma retranca. Sem vergonha de se defender, tentou ganhar tempo sempre que pôde, abusou do contra-ataque. Mas é difícil segurar o Grêmio e precisou abandonar este formato ainda no intervalo. 

Faixa política é retirada na Arena

Uma faixa de apoio ao ex-presidente Lula foi exposta e retirada na Arena do Grêmio. Estava entre os torcedores, na arquibancada, mas rapidamente foi sacada por ser considerada uma manifestação política, que é proibida em jogos de futebol.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 5 X 1 SANTOS
Data
: 06/05/2018 (Domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez
Auxiliares: Cleberson do Nascimento Leite  e Marcelino Castro de Nazare
Renda: R$ 822.966,00
Público:27.844 (total)
Cartões amarelos:  Dodô (SAN), Lucas Veríssimo (SAN), Alison (SAN); Ramiro (GRE); 
Gols: Maicon, do Grêmio, aos 30 minutos do primeiro tempo e aos 9 do segundo tempo; Jean Mota, do Santos, aos 32 minutos do segundo tempo; Everton, do Grêmio, aos 46 minutos do primeiro tempo; André, do Grêmio, aos 24 minutos do segundo tempo; Arthur, do Grêmio, aos 34 minutos do segundo tempo; 

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez (Marcelo Oliveira); Maicon, Arthur, Ramiro, Luan e Everton; André (Jael).
Técnico: Renato Gaúcho

SANTOS
Vanderlei, Daniel Guedes, David Braz, Lucas Veríssimo, Dodô; Alison; Léo Cittadini (Copete), Eduardo Sasha, Jean Mota e Rodrygo (Victor Bueno); Gabigol (Arthur Gomes).
Técnico: Jair Ventura