Topo

Róger Guedes vira protagonista após reflexão e marca quatro gols em 20 dias

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

06/05/2018 04h00

Róger Guedes mudou da água para o vinho. Há cerca de três semanas, o atacante vivia seu pior momento no Atlético-MG e chamava mais atenção pelo comportamento fora de campo do que pelas atuações aquém do esperado. Quando tudo apontava por uma saída pela porta dos fundos, ele reagiu. Com a ajuda da família, comissão técnica e companheiros de Galo, Róger deu a volta por cima e hoje é o protagonista do time alvinegro. Titular absoluto, o jogador foi decisivo contra o São Paulo e marcou seu quarto gol nos últimos cinco jogos.

A derrota para o Vasco, na abertura do Brasileirão, foi o grande divisor de águas de Guedes no Atlético. Até aquela partida no Rio, o atacante jogava pouco e não aproveitava bem as chances em campo. Além disso, já colecionava alguns momentos de indisciplina. Em São Januário, o erro ao tentar dar um passe de calcanhar terminou com a jogada do pênalti que gerou a virada cruz-maltina.

Ali o jogador viveu seu pior momento desde sua chegada. Bastante questionado, Guedes chorou no vestiário e teve sua saída cogitada no clube. A intervenção dos companheiros, que pediram uma nova chance para o atacante, foi fundamental. E Róger fez sua parte. Os dias seguintes foram de ida à igreja e apoio dos familiares e companheiros. Só então a mudança aconteceu, Róger voltou a jogar bem e não saiu mais da equipe.

Pela Copa do Brasil, Guedes conseguiu o que queria. Atuou por 90 minutos e saiu de campo com um gol marcado diante do Ferroviário-CE. A atuação convenceu Thiago Larghi a mantê-lo na equipe. Contra o Vitória e Corinthians, novamente voltou a balançar as redes. Após uma pausa diante da Chapecoense, provou mais uma vez estar vivendo seu melhor momento após marcar contra o São Paulo, no Morumbi.

"É sim (seu melhor momento). Pela confiança que eu estou tendo, pelo que estou demonstrando dentro de campo e com a ajuda da minha família e de Deus, que está me abençoando muito. Devo esse momento a ele e aos meus companheiros", disse.

Com Thiago Larghi, com quem Guedes também teve suas diferenças, tudo foi superado. Auxiliar técnico de Larghi, Éder Aleixo, ex-'bad boy' nos tempos de jogador, também conversou com Róger e ajudou o garoto a focar somente no futebol e superar o momento ruim. 

"Isso é mérito total dele, que soube reagir bem e superar a situação. Ele passou por um momento difícil, mas a superação faz parte da vida de um jogador. Sempre temos que lidar com isso no dia a dia, com muitos jogos em sequência, erros assim acontecem. Mas ele reagiu bem, treinou forte, ouviu o tínhamos a dizer a ele e aproveitou bem as oportunidades", contou Thiago Larghi, no último sábado.