Topo

Grêmio perde quatro pontos em casa e admite obrigação maior fora

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

13/05/2018 04h00

O empate sem gols no Gre-Nal 416, nesse sábado, fez o Grêmio perder novos pontos em casa no Brasileirão. O tropeço diante do Internacional, combinado com o mesmo 0 a 0 do jogo contra o Atlético-PR (na segunda rodada), deixa o Tricolor obrigado a vencer fora da Arena para se manter dentro da projeção feita até o recesso para a disputa da Copa do Mundo da Rússia.

A ideia do Grêmio é encerrar a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros colocados. Assim, o time pode voltar do Mundial ainda na briga pelo título. O problema é que, até aqui, o Tricolor jogou três vezes como mandante no Brasileirão e venceu apenas uma: 5 a 1 no Santos.

Apesar disso, o técnico Renato Gaúcho minimizou o fato após o clássico de sábado. "Não me preocupa nem um pouquinho. Todo jogo é difícil. Estaria preocupado se meu time não estivesse criando, mas estamos criando. Contra o Atlético-PR foi um massacre e agora foi mais um. Às vezes não ganhamos, mas jogamos para ganhar sempre. Nem sempre vamos vencer", desconversou.

Internamente, porém, existe uma dor de cabeça. Ganhar na Arena era uma das ideias do Grêmio para sustentar campanha forte na arrancada do campeonato. Diante do Atlético-PR o Tricolor teve chance, mas também sofreu com um estilo de jogo que foge do padrão. Contra o Inter, a marcação forte sobre a dupla Maicon e Arthur reduziu a criatividade da equipe. A atuação ruim do setor ofensivo também influenciou para que o clássico terminasse sem gols.

"Nunca é bom perder pontos em casa. Jogamos bem contra o Atlético-PR e o Internacional, mas esses pontos a gente sabe que, infelizmente, farão falta lá no final. A primeira rodada é tão importante quanto os outros. Agora é continuar o trabalho. Agora temos dois jogos fora para tentar recuperar pontos", disse o goleiro Marcelo Grohe.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio visita o Paraná. Antes, contudo, o Tricolor encara o Monagas, na Venezuela, pela Libertadores. Depois do jogo em Curitiba, o time de Renato Gaúcho ainda terá mais seis compromissos antes da parada para a Copa. Três deles em casa e outros três fora. A sequência: Ceará, Fluminense, Bahia, Palmeiras, América-MG e Sport.