Topo

Roger ignora "freguesia" e não vê barreira psicológica contra Corinthians

Diego Salgado e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

13/05/2018 18h54

As seis vitórias do Corinthians nos últimos sete dérbis não representam muito significado para o técnico do Palmeiras, Roger Machado. Após a derrota por 1 a 0 neste domingo (13), em Itaquera, o comandante alviverde afirmou que o importante é analisar as circunstâncias específicas de cada jogo, e descartou que haja uma barreira psicológica que impede os palmeirenses de apresentarem seu melhor futebol contra o rival.

"O jogo do Corinthians dificulta os times que vêm jogar aqui dentro, e recentemente nós vencemos o Corinthians no primeiro jogo da final. Então os números, para mim, não são relevantes. Hoje, para mim, foi o fato de não atuar bem coletivamente a maior parte do tempo. A gente estava tentando entrar no terço final do campo e optou por um passe mais centralizado, perdeu a bola e deixou o Pedrinho sozinho. Não matamos a jogada no meio do caminho e no final dela ainda defendemos em inferioridade numérica. Os números nesse momento são irrelevantes, é mais o jogo que a gente não conseguiu executar coletivamente", avaliou.

"Não vejo lado emocional, são as circunstâncias de cada jogo. Mas é certo que quando o Corinthians sai na frente, usa da experiência de seus grandes jogadores, diminui o ritmo da partida, faz com que o tempo passe, e por vezes a gente fica mais preocupado com outros fatores dentro do campo do que com jogar. Hoje gostei pouco, só de alguns momentos. Coletivamente, não vi a nossa equipe no mesmo nível", completou o treinador.

Roger Machado, técnico do Palmeiras - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Derrota deste domingo foi a primeira do Palmeiras na atual edição do Brasileiro
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Na avaliação de Roger, o primeiro tempo foi equilibrado até o gol corintiano, que nasceu após grande jogada de Pedrinho e terminou com Rodriguinho estufando as redes, aos 36 minutos. Pouco antes, o Palmeiras havia acertado a trave com Thiago Santos, que perdeu chance clara na frente de Cássio. Na segunda etapa, porém, o técnico palmeirense reconheceu que a atuação alviverde foi ruim.

"O Corinthians tira os espaços para que se consiga jogar, se defende bem, e a partir desse momento passa a contra-atacar. As mudanças no segundo tempo foram nesse sentido, tirando o Thiago e colocando o Tchê Tchê, que é mais leve, para ter um jogador à frente. Mas foi muito bem executado o plano de jogo deles, como naturalmente acontecem com as equipes que saem na frente. As nossas mudanças demoraram um pouco para entrar no jogo, teve a bola na trave, mas não foi suficiente. A gente não criou com lucidez como em outros jogos recentes", afirmou o técnico.

Essa foi a primeira derrota do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. A equipe volta a campo na próxima quarta-feira (16), contra o Junior Barranquilla, no Allianz Parque, pela Libertadores. A classificação para as oitavas de final e a primeira posição do grupo já estão asseguradas.