Topo

Cruzeiro fez trabalho de três anos para transformar Arrascaeta em estrela

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

14/05/2018 04h00

Arrascaeta chegou ao Cruzeiro em janeiro de 2015. Contratado por 4 milhões de euros (R$ 12 mi à época), o uruguaio vive um ótimo momento no clube. Mas nem sempre foi assim.

Antes de chegar ao auge, nas duas últimas temporadas, o camisa 10 precisou passar por um processo de melhora física. O trabalho executado pelas antigas comissões técnicas surtiu efeito em 2017 e o meia-atacante se tornou peça chave no elenco.

Um dos responsáveis pela evolução do jogador na Toca da Raposa II, o técnico Mano Menezes explica a sua situação e já se prepara para perdê-lo no decorrer da Copa do Mundo.

"Ainda não pensei sobre isso. Mas vamos perdê-lo logo, logo. Ele precisa se apresentar um pouco antes e teremos que liberá-lo. Ele está bem. No ano passado, vocês me perguntaram sobre Thiago Neves e Arrascaeta. Eles estão agora, mas o comprometimento dele na questão tática é muito crescente", declarou.

"Ele era um menino, a gente acha que não, mas ainda é. Ele não tinha um condicionamento em termos de condição atlética no nível dos jogadores que temos. Foi dado a ele uma coisa e ele se comprometeu para ganhar massa muscular e força física. Ele ganhou uma dividida com o Anselmo. É um jogador acima da média e, hoje, está quase completo. Ele ajuda demais na criação e na marcação", acrescentou.

A evolução do gringo é comprovada pelos números. Ele tem ampliado o número de gols a cada temporada. Em seu primeiro ano, o apoiador marcou nove gols. A melhora no ano seguinte foi claramente notada, com 14 tentos anotados. Ele fez 11 em 2017 e, antes do fim do primeiro semestre do ano, já contabiliza sete bolas na rede em 2018.