Topo

Estrelas do Santos, Rodrygo e Gabigol rejeitaram o São Paulo na infância

Atacantes Gabigol e Rodrygo recusaram o São Paulo por motivos diferentes - Ivan Storti/SantosFC
Atacantes Gabigol e Rodrygo recusaram o São Paulo por motivos diferentes Imagem: Ivan Storti/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

20/05/2018 04h00

As duas principais estrelas do Santos, os atacantes Rodrygo e Gabigol, possuem algo em comum: ambos rejeitaram o São Paulo, adversário do clássico deste domingo, para atuarem na Vila Belmiro. Cada tem o seu motivo. Gabriel optou pelo alvinegro praiano pois já era torcedor do clube na infância. Rodrygo, por sua vez, escolheu a equipe santista por conta de Neymar.

Rodrygo conta que defendeu o São Paulo no futsal e decidiu se mudar justamente após um duelo contra o Santos. A fama da base santista e, principalmente de Neymar, o deixou com mais esperanças de “vingar” no futebol.

“Foi uma passagem curta no futsal, eu tinha oito anos, e aí eu joguei contra o Santos, fui bem e o Santos fez convite. Tinha Neymar na época e tudo mais que envolvia, queria vir e aí eu decidir vir para cá”, afirmou Rodrygo.

No caso de Gabigol, ele recuou em um acerto com o São Paulo, “costurado” por Marco Aurélio Cunha, para atuar no Santos. O responsável por tirar Gabriel de Cotia-SP, onde fica o Centro de Treinamentos das categorias de base do tricolor paulista, e coloca-lo na Vila Belmiro, foi o presidente José Carlos Peres.

Na época, o dirigente tinha relação estreita com o então presidente Marcelo Teixeira e o seu dirigente da base, o ex-volante Zito. Além da família torcer para o Santos, o pai de Gabigol, Valdemir Barbosa, optou pelo alvinegro praiano por conta da longa distância de Diadema, onde residia, até Cotia.

“Eu o trouxe com 10 anos ao Santos. Eu tinha uma casa no Pacaembu. Ele esteve na minha casa, estava indo para o São Paulo e eu tinha uma relação boa com o Marco Aurélio Cunha. Após conversa eu perguntei se ele queria jogar no Santos. Ele era pequenininho. Ele me disse: ‘Eu sou santista’. Eu achei que era aquele papo... Mas o pai mostrou umas fotos dele com a camisa do Santos. Ele estava indo para o São Paulo e estava com ficha federativa. Mas ele tinha que pegar o ônibus para ir pra Cotia e o pai estava preocupado com isso. Muito longe. Depois que ele falou que é santista, eu pensei: “ele tem que ir para o Santos, nem falei com o Marco Aurélio”. Ele passou. Eu falei que era atleta de seleção. O Zito até me disse que qualquer jogador hoje em dia é seleção, mas nós vimos que era mesmo”, afirmou Peres.

Gabigol e Rodrygo foram poupados pelo técnico Jair Ventura na derrota do Santos para o Luverdense por 2 a 1, de virada, na última quinta-feira, no Mato Grosso, mas estão confirmados para o clássico contra o São Paulo. Eles foram o trio de ataque ao lado de Eduardo.

Com Sasha incluído, o trio soma 22 gols pelo Santos nesta temporada. Gabigol lidera a lista de artilheiros santistas, com dez gols, enquanto Rodrygo e Sasha balançaram as redes seis vezes cada um.

“Fico feliz, honrado, e a gente sabe tudo que envolve por ser um clássico. Dois dos maiores times do Brasil. Estamos focados em busca de uma grande vitória. Fico feliz por essa expectativa”, concluiu Rodrygo.